sábado, 29 de novembro de 2008

Gibi criado pelo Sicride vai dar dicas de segurança para crianças

O Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride) lança, nesta segunda-feira (01), às 10h, na Biblioteca Pública do Paraná, uma exposição e um gibi especial com histórias e passatempos com diversas dicas de segurança para crianças. A publicação da "Turminha da Segurança" também divulga fotos de crianças desaparecidas no estado. O lançamento contará com a presença do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

"Com histórias lúdicas e claras, o gibi passa informações educativas, que servirão de orientação para crianças", explicou a delegada-chefe do Sicride, Ana Claudia Machado. Os painéis expostos durante o lançamento reproduzem, em tamanho ampliado, as histórias com os personagens João Esperto, Bia Sabida, Kara Atento e Zé Prudente. São quatro histórias, seis passatempos e dicas de serviços, com telefones de emergência e adesivos dos personagens, criados pelos psicólogos e policiais do Nucria que ajudaram o desenhista Rodolfo Lucchin a elaborar os quadrinhos.

"O gibi trata de temas importantes, como não falar com estranhos, cuidados no caminho de casa para a escola e outros, que incentivam as crianças a cuidar da própria segurança. É uma ferramenta importante, porque, além de chamar a atenção da criança, nos ajuda a multiplicar as dicas de segurança para protegê-las", disse.

Abrangência

Segundo a delegada, o gibi será distribuído durante a "Operação Criança Segura", no litoral do Paraná. Quando terminar o recesso escolar a publicação vai será dirigida às escolas, onde serão apresentadas palestras de orientação a pais e responsáveis. Para as crianças que ainda não são alfabetizadas, serão feitas leituras durante palestras e encenações teatrais com os personagens do gibi.

"É um trabalho preventivo. A divulgação do gibi e as palestras são instrumentos para levar informação às famílias que vão para o litoral aproveitar as férias de verão", explicou Ana Claudia. A tiragem inicial é de 12 mil exemplares, pagos com recursos do Departamento da Polícia Civil.

O Sicride foi criado pela Secretaria da Segurança Pública e tem a incumbência de centralizar o registro de ocorrência envolvendo crianças desaparecidas no âmbito do território estadual, promovendo a apuração dos fatos de seu conhecimento, mediante o processamento respectivo, inclusive prosseguindo na instrução de inquéritos policiais já instaurados.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/338754/

Nenhum comentário: