quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA EM QUADRINHOS

Alunos e professores agora podem acessar a História de Pernambuco de maneira bem mais agradável e lúdica. O trio responsável pela premiada série em HQ sobre a História dos Judeus em Pernambuco (Passos Perdidos, História Desenhada), lançaou no dia 19 de novembro de 2008, o álbum em quadrinhos "Heróis da Restauração Pernambucana", adaptação das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654, escritas pelo notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello.

Este novo álbum de cem páginas conta com a adaptação, roteiro e direção de arte do sociólogo e professor universitário Amaro Braga, juntamente com os desenhos e pinturas das artes-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne. Supervisionado e revisado pela historiadora Diva Mello, filha do Gonsalves de Mello, o álbum foi patrocinado pelo Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Movimento também conhecido como Insurreição Pernambucana, a Restauração marcou o nascimento da identidade nacional brasileira, ao congregar na luta contra os invasores holandeses, negros, índios e brancos. "As biografias escritas pelo José Antônio encontravam-se esgotadas há anos e só disponíveis nos acervos de poucas bibliotecas e na mão dos colecionadores", comenta o prof. Amaro, explicitando a motivação para desenvolver este projeto.

Nesta HQ, toda colorida e pintada em aquarela, os estudantes encontrarão os fatos e a vida de quatro heróis do Nordeste Brasileiro: Henrique Dias, capitão do terço dos negros; Felipe Camarão, governador dos índios; Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, sargento e mestre de campo do terço de infantaria de Pernambuco. O comércio do açúcar, as lutas e intrigas da resistência, o governo de Mauricio de Nassau, entre outros fatos importantes, também são temáticas encontradas nesta revista em quadrinhos.

"Foram meses de pesquisa e muito rascunho: roupas, cenários e até a própria aparência dos personagens, muito discutida pelos historiadores, tiveram que ser esmiuçadas nos acervos, como o do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico Pernambucano, para transformar os dados historiográficos em cenas aquareladas e estimulantes à leitura", esclarece a desenhista Danielle Jaimes.

A proposta do grupo parece ser mais do que entretenimento: "nosso intuito é estimular os jovens a consumirem e conhecerem as culturas históricas de Pernambuco, fortalecendo nossa identidade étnica. Produzimos um material para os alunos e professores, não só informativo, mas também formativo e interdisciplinar: professores de história, geografia, artes e português podem utilizá-lo em suas aulas", finaliza o sociólogo.

"Heróis da Restauração Pernambucana em Quadrinhos"
Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Roberta Cirne e José Antônio Gonsalves de Mello | Editora: Publikimagem, 100 pág. R$ 20,00
Pedidos: maru.braga@gmail.com | www.cdichq.com

Nenhum comentário: