quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bitstrips: sua imaginação em quadrinhos cômicos


Chegou a hora de colocar sua imaginação em cena. Com o Bitstrips: http://www.bitstrips.com/ você cria personagens para serem inseridos em quadrinhos/tirinhas, abusando do humor e fazendo cada combinação, uma mais engraçada que a outra.No web site você cria quadrinhos gratuitamente, de forma simples, mas com muitos recursos.

Se uma história engraçada ficou marcada em sua memória, use o Bitstrips para reproduzi-la e enviá-la aos seus amigos. O melhor ainda é que você consegue reproduzi-los, pois é possível alterar o formato do rosto, olhos, boca, sobrancelhas, cor de pele, enfim, muitas gargalhadas estarão garantidas com o resultado final.Para conferir alguns exemplos, visualize os quadrinhos já criados através dos links do menu superior do site, das seguintes categorias: Humor, Notícias/Política, Cultura Pop, Drama, entre outros.

No menu lateral você encontra os seguintes links: “Read” (visualiza as tirinhas), “Create” (cria quadrinhos, personagens, amigos e cenas) e campos para se conectar no site. Se os dados já foram informados nesta área, o item que aparecerá será o “My Stuff” (visualiza seus objetos, entre eles a caixa de entrada de mensagens, perfil e amigos). Há também o link “Shop” (venda de camisetas personalizadas) e “Bitstrips” (informações gerais sobre o site, tópico de ajuda, entre outros).Para começar a montar seu primeiro quadrinho, a primeira coisa a ser feita é escolher o seu personagem, na página principal do web site.

Selecione o rosto masculinho ou feminino e comece a personalizá-lo. É só clicar em um objetivo ou numa parte do rosto para alterar a sua forma, através das setas laterais. Para avançar ao próximo passo, clique no botão “Next”. Agora você muda o físico do personagem. Clique no corpo ou nas setas para alterar o formato. Avance novamente. O que precisa fazer agora é alterar o estilo e cor da roupa. Feito? Então avance e comece a escolher algumas sugestões de cenários. Você consegue alterar também a expressão facial do personagem e colocar um texto (sem acento) no seu balão de diálogo.

É possível enviar o quadrinho por e-mail, para isso avance e preencha os seguintes campos: seu e-mail, e-mail de destinatário (pode ser usado mais de um e-mail, só que para isso use vírgula entre eles), o título e texto principal da mensagem. Clique em “Send” para fazer o envio ou “Ship” para não. É possível salvar seu quadrinho, para isso clique em “Save Your Comic” na próxima tela. Preencha com seus dados particulares (nome de usuário, senha, e-mail e nome real) para ser criado sua conta no web site. Não se esqueça de deixar selecionado o campo sobre a política da empresa, onde você afirma que leu e aceita os termos de uso da política de privacidade do Bitstrips.

Aperte o botão “Sign Up Now” e pronto. Divulgue o quadrinho da forma que desejar através das opções da próxima página. No canto superior direito do web site, você aparecerá como conectado em sua conta. Clique no nome de usuário para entrar na sua página principal (“My Profile”). Repare que aparecerá um aviso dizendo que está faltando a confirmação do cadastro, através de link. Ele deve chegar no e-mail que você forneceu quando efetuou a inscrição. Se ele não chegar, clique em “Re-send Confirmation”, para a mensagem ser enviado novamente. Quando fiz a minha inscrição, precisei usar esse botão, pois o e-mail não chegou já que finalizei o cadastro. Personalize o seu avatar (personagem), para isso entre no link do título “You don't have an avatar yet! Start by designing an avatar”.

A forma que aparecerá é a mais simples. Também é possível criá-lo de uma maneira mais avançada, para isso clique no botão “Advanced Builder”. Com o mouse você consegue personalizar bem facilmente o seu personagem. Para salvar pelo modo fácil, acesse o último botão de personalização e clique em “Save”. No modo avançado o botão de salvar está abaixo do seu nome de usuário.

Na página principal de sua conta é possível alterar o avatar, em “Edit my Avatar”, alterar informações pessoais em “Edit Profile”, mostrar data de criação da conta e quantos acessos ela já teve e a adição do personagem em camisa, “Put yourself on a Product”. É possível também localizar seus amigos, “Find Friends”, suas últimas tirinhas, “Latest Strip”, visualizar seus quadrinhos favoritos, “Latest Favorite” e seus personagens, “Character”. No menu “My Bitstrips” há o submenu “My Profile” onde você visualiza as páginas de tirinhas, personagens, cenas, favoritos e amigos.Para criar uma história ou quadrinho você pode clicar em “Comic” que fica no menu esquerdo em “Create”.

Na tela você consegue escolher quantos quadros sua história vai ter (“Layout”), adicionar personagens, objetos, etc (“Art Library”), textos em balões de diálogos (“Text Bubbles”) e controle/expressão dos personagens (“Controls”). Há também uma barra, onde é possível determinar algumas funções, como: voltar (“Undo”), avançar (“Redo”), tamanho de quadro (“Camera Pan”), visão (“Camera Zoom”), ângulo (“Camera Angle”), destravar (“Unlock From Ground“), travar (“Lock”), rotacionar (“Rotate”), copiar (“Copy”), colar (“Paste”), limpar (“Clear Panel”), remover (“Remove Panel”), adicionar (“Add Panel”) e linha (“Add Row”).Com a criação finalizada e salva. Você precisa publicá-la, para que outros usuários possam acessá-la e comentá-la.

Selecione o gênero da história (“Select Genre”), suas tags (palavras-chave que o identificam) e quem pode editá-la (“Who can edit this bitstrip?”): qualquer pessoa (“Anybody”), apenas amigos (“Friends Only”) ou ninguém além de mim (“Nobodyn but Me”). Publique clicando em “Publish Now”. É possível enviar para um amigo avisando a sua publicação, para isso é só preencher o e-mail dele em “Email Friends”.Na sua página principal (“My Profile”) o novo quadrinho feito aparecerá. Assim você consegue ter o controle de quantas pessoas já o visualizaram (“Views”), sorriram com ela (“Laughs”), não gostaram (“Groan”), deram crédito (Kudos) e adotaram como favorito (“Favorite”).

Também é possível visualizar seus comentários (“Comment”), como foi compartilhado ("Share"), alterar (“Edit”) e comprar brinde com sua criatividade (“Merch”). O ícone “Flag” indica que algum usuário achou que seu quadrinho foi desrespeitoso.O Bitstrips realmente tem muitos recursos. Faça vários testes e solte sua imaginação através de quadrinhos cômicos... nada substitui a criatividade colocada em prática. Divulgue as tirinhas para seus colegas, amigos, parentes e vizinhos. Crie personagens para todos eles e monte as histórias. Eles vão adorar!

Colabore!
Quando finalizar alguma história ou quadrinho cômico, nos envie por e-mail. Assim sua criatividade ficará disponível para acesso no seguinte endereço: www.footos.com.br/bitstrips.

2 comentários:

Bira disse...

Que interessante Nat, vou dar uma bisoaida.
Ei, pode publicar a foto com mensagem e presentes aqui!
Beijos

Natania A S Nogueira disse...

Já publiquei!
:-)