domingo, 19 de julho de 2009

Cartilhas em quadrinhos ajudam na ficalização do consumo de bebidas


O Setor de Bebidas do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), fiscaliza rotineiramente a produção de mais de 151 milhões de litros de bebidas/ano. Desse total, menos de 1% são fiscalizadas na importação, oriundos do Paraguai e entram no país via Uvagro/Ponta Porã/MS. A fiscalização é exercida com regularidade nos 20 estabelecimentos registrados, sendo 11 empresas de importação/exportação, 02 alambiques de cachaça, 04 indústrias de refrigerantes, 02 indústrias de preparado sólido para refrescos, 01 produtora/envasadora de chopp (kit) de pequeno porte, 01 fábrica de soda e 03 extratoras de polpas de frutas. Juntas, essas indústrias e empresas produzem 275 produtos que estão devidamente registrados na SFA.

No ano passado os Fiscais Federais Agropecuários colheram 25 amostras de bebidas (refrigerantes, sucos, cachaça e aguardente) para análise laboratorial. Essas amostras foram encaminhadas ao Laboratório oficial do Mapa (Lanagro/GO) para análise físico-química, microbiológica e de controle (exclusivo para bebidas importadas). Das amostras analisadas 08 apresentaram-se fora dos padrões vigentes ou não conformes. As empresas foram autuadas e sofreram as sanções legais, além de multas que podem chegar a 117.051 Reais, conforme o Decreto Federal nº 6.871/2009. O objetivo da fiscalização exercida pela SFA é de atestar a qualidade dos produtos expostos a venda, averiguando se os mesmos foram obtidos dentro do preconizado pelas boas práticas de fabricação e livres de contaminação.

Campanhas Educativas – Várias campanhas de conscientização já foram desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de orientar as indústrias e os consumidores sobre a regulamentação, padronização e classificação de bebidas como sucos de frutas, sucos tropicais, néctar, refresco e polpa de frutas. Na última campanha foram utilizados os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo (Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Cuca e Saci). As cartilhas educativas abordam a temática por meio de três histórias em quadrinhos, produzidas pela Coordenação Geral de Vinhos e Bebidas, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/Mapa).

“A linguagem lúdica e direta, além do carisma e brasilidade dos personagens de Monteiro Lobato objetivam conscientizar e informar os produtores e consumidores sobre a importância dessas bebidas para uma alimentação saudável, além da necessidade de garantir produtos de qualidade, produzidos dentro das normas de classificação e fiscalização do Ministério da Agricultura”, esclareceu o FFA Francisco Vianna do Sipag/SFA/MS.

A história em quadrinhos de abertura “Salada de Frutas” mostra a diferença que existe entre os vários tipos de bebidas fiscalizados pelo Mapa e destaca que as informações contidas nos rótulos são importantes para o conhecimento dos produtos, assim como a origem das frutas. Na segunda história, “Visita Frutífera”, a cartilha descreve como funciona a nova fábrica de sucos instalada próxima ao Sítio do Pica-pau Amarelo e o trabalho que gerente realiza para aproveitar a produção local de frutas. O “Sumiço Geral”, que fecha a revista, detalha as vantagens de se ter uma produção local que abasteça a fábrica de frutas. As revistas estão à disposição das escolas e entidades que queiram fazer trabalhos educativos com crianças em idade escolar.

Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=17682

Nenhum comentário: