quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Universidade lança curso especial sobre história dos quadrinhos


A Michigan State University deu início na semana passada ao curso "História do Quadrinho Moderno", ligado ao departamento de história da universidade. O curso, com duração de um semestre, propõe discussões sociológicas, literárias, mercadológicas, de linguagem e, claro, históricas sobre as HQs.

Para quem é fã de quadrinhos, é um sonho ver que a bibliografia obrigatória é composta por Um Contrato com Deus, Superman: As 4 Estações, Estranhos no Paraíso, Sandman, Maus, Batman: O Longo Halloween, Retalhos e Y: O Último Homem, entre várias outras graphic novels que os alunos podem escolher para analisar em textos ensaísticos.

Entre as atividades propostas pelo curso estão a colaboração em um blog coletivo, manter discussões sobre quadrinhos no Twitter, acompanhar podcasts sobre quadrinhos e, o mais importante, comprar pelo menos um gibi por semana - para depois comentar sua escolha. Os quadrinistas Ryan Stegman e Jason Howard darão palestras especiais durante o semestre.

A proposta veio do professor Ethan Watrall, que pode ser seguido no Twitter. Os alunos atualizam o blog até o fim das aulas, em dezembro.

Fonte: Omelete

Nenhum comentário: