sábado, 5 de setembro de 2009

Memorial Histórico e Cultural do Legislativo de Taubaté

Os vereadores de Taubaté aprovaram, em votação única nesta quarta-ferira, 2, o projeto de resolução do vereador Carlos Peixoto (PMDB) que institui o Memorial Histórico e Cultural do Legislativo. A matéria visa registrar a memória histórica e política do município e promover ações para consolidar esses registros.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara, a intenção é desenvolver iniciativas, como a produção de histórias em quadrinhos, possibilitando mostrar a crianças e adolescentes a diferença entre os poderes e o papel da Câmara.

Outras medidas que integram a proposta são a edição de informativo do Memorial, com periodicidade mensal e divulgação conjunta com o Boletim Legislativo; a produção de documentários; digitalização do acervo dos historiadores Humberto Passarelli e Maria Morgado de Abreu; história de ruas, que conta a origem dos nomes das vias públicas da cidade, além da disponibilização do canal memorial pela internet, com os vídeos das solenidades.

O projeto teve uma emenda de autoria da vereadora Pollyana Gama (PPS) aprovada, que visa disponibilizar uma cópia do acervo para as escolas das redes municipal e particular da cidade.

O autor do projeto ressaltou a importância da história do município como contribuição para o cenário nacional, mas criticou a falta de iniciativas que preservem essa história. “É uma vergonha. Taubaté é uma cidade sem passado. Nós estamos sem memória. Em Guaratinguetá há respeito pela história, Taubaté a jogou no lixo. Taubaté é rica demais e não merece passar por isso”, afirmou.

Geração de empregos
Além do memorial, nove proposituras foram aprovadas sem discussão pelos vereadores, entre elas um projeto de lei do Executivo autorizando a doação de 247 mil metros quadrados de área à empresa Unimetal. A iniciativa deve possibilitar a geração de 100 empregos diretos e 200 indiretos no município.

Fonte: Agora Vale

Nenhum comentário: