terça-feira, 22 de setembro de 2009

Das páginas coloridas para a tela grande


O Goiamum Audiovisual inicia nesta segunda-feira (21), com a animação argentina Mafalda, a Mostra 24 Quadrinhos por Segundos, de filmes adaptados das histórias em quadrinhos. A mostra prossegue até sexta-feira (25), sempre às 20h, no Cine Goiamum, armado na Ribeira, em frente ao Teatro Alberto Maranhão. Os visitantes poderão ainda visitar, durante toda a semana, uma exposição de quadrinhos, organizada por Milena Azevedo.

O cartunista argentino Quino foi responsável pela criação da inesquecível personagem Mafalda, uma garotinha movida por ideais humanistas e questionamentos sociais. Mafalda ganhou uma única adaptação animada e a cores, filmada em 1982 por Carlos D. Márquez e que continua pouco conhecida.

A programação prossegue com na terça (22) com o italiano Pelo Amor e Pela Morte, adaptação dos quadrinhos de suspense Dylan Dog. Na quarta (23), é a vez do underground norte-americano, com Ghost World, história que explora as angústias da adolescência e tem a hoje estrela Scarlett Johansson no elenco.

Na quinta (24), os super-heróis chegam à tela com um documentário sobre o escritor Alan Moore, autor de sucessos do cinema e dos quadrinhos como Monstro do Pântano, Watchmen, a Liga Extraordinária e Do Inferno. O documentário será seguido de dois curtas realizados por fãs (as fanfictions): Batman Dead End e Marvel Zombies.

O encerramento da mostra fica por conta de Old Boy, adaptação de um mangá japonês que levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2003. Antes da exibição, às 18h, será promovido um debate sobre as relações entre quadrinhos e cinema com a presença do jornalista Roberto Sadovsky, do pesquisador Moacy Cirne e da historiadora Milena Azevedo.

Curtas

As exibições no Cine Goiamum começam sempre às 18h, com a exibição de curtas-metragens, para quem quiser chegar mais cedo à praça Augusto Severo. De segunda a sexta, a programação abre com a Mostra de Videoarte. Em seguida, serão exibidos os melhores curtas nacionais do Festival Audiovisual Internacional de Atibaia (na segunda e terça) e curtas de animação franceses (na quarta e quinta).

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: