quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

GAG - As melhores tiras humorísticas


Uma das atividades programadas para o I Seminário Paraibano de Quadrinhos, ocorrido nos dias 15 e 16 de setembro de 2009, em João Pessoa, foi o concurso de tiras humorísticas denominado GAG. O objetivo do concurso foi o de estimular a produção de tiras desse gênero e dar-lhes visibilidade, com a edição de um catálogo com as tiras selecionadas, pela editora Marca de Fantasia. A premiação para o primeiro colocado é um exemplar da edição de luxo “Toda Mafalda”, de Quino, num oferecimento da loja especializada em quadrinhos “ Comic House ”, de João Pessoa. O evento, bem como o concurso de tiras, foi realizado pelo Namid (Núcleo de Artes Midiáticas) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. As tiras estão expostas no prédio do Mestrado em Comunicação até o dia 30 de setembro deste ano.

Participaram do concurso 34 quadrinhistas com 31 personagens, donde 3 foram criados em parceria de desenhista e roteirista e um desenhista apresentou dois personagens (com um em parceria). Os autores produziram suas tiras em várias cidades e estados do país, com destaque para São Paulo, com 8 trabalhos (5 da capital), 6 do Rio Grande do Sul (3 de Porto Alegre), 3 de Natal e Fortaleza. Paraíba, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Parará e Rio de Janeiro tiveram 1 ou 2 inscritos, mais um argentino, de Córdoba. A diversidade geográfica e o alcance internacional mostram a força e o imediatismo da comunicação via internet, que foi o único meio de divulgação do concurso e num curto período. As inscrições se fizeram por e-mail, com o envio das tiras em arquivos eletrônicos. Esta facilidade favoreceu a que muitos autores enviassem seu trabalho sem custo ou demora, sem a burocracia dos correios e preservando os originais.

Conforme o regulamento, as tiras foram selecionadas por Marcos Nicolau e Henrique Magalhães, com a colaboração dos pesquisadores do Núcleo de Artes Midiáticas do Mestrado em Comunicação da UFPB. Os critérios foram a sacada humorística, a elaboração da personagem e o aspecto gráfico. Dos 31 personagens, 17 foram selecionados para a exposição em pranchas com três tiras cada e para figurar no catálogo a ser editado posteriormente. O trabalho vencedor foi “O inferno são os outros”, de Hector Salas, de Salvador.

Com traço firme e personagens bem definidos, visualmente agradáveis e provocativos, as figuras criadas por Hector Salas trazem com criatividade os elementos característicos das tiras: concisão, ritmo, fluência e humor refinado. Mesmo utilizando um tema recorrente no universo humorístico, como a dualidade do bem e do mal, do céu e do inferno, Hector extrapola os limites do tema e recorre ao humor de costumes, trabalhando com ironia os conflitos do quotidiano e as idiossincrasias dos sujeitos atuais.

A maioria das tiras apresentou muito boa qualidade, o que nos parece surpreendente. Visto que o espaço para as tiras nos jornais se torna cada vez mais rarefeito, a produção dessa expressão particular dos quadrinhos denota a resistência dos autores nacionais e confirma sua tradição no país.

Consideramos que a promoção do concurso de tiras GAG alcançou plenamente seu objetivo, que foi o de estimular a produção e favorecer sua difusão. A publicação do álbum pela Marca de Fantasia fará o registro necessário desse momento criativo e valorizará o gênero, incentivando a continuidade de sua produção.

Henrique Magalhães

Selecionados na primeira edição do GAG:

Autor ( personagem , origem)
Amancio ( Mimi , Natal, RN)
Augusto Bier ( Alemão Blau na Brasilândia , Porto Alegre, RS)
Betir Lopes Júnior ( Os políticos , Manhuaçu , MG)
Daniel Linhares ( Juvenal Fagundes , Santo André, SP)
Denilson Albano ( Minha carreira frustrada , Fortaleza, CE)
Estevão Ribeiro ( Os passarinhos , Niterói, RJ)
Faoza ( Nojob , São Paulo, SP)
Hector Salas ( O inferno são os outros , Salvador, BA)
JJ Marreiro ( Lucy & Sky , Fortaleza, CE)
Leandro Dóro ( Bodocão , Porto Alegre, RS)
Leonardo Santana & Maurício Fig ( O homem nu , Olinda, PE)
Lucas Lima ( Nicolau e seus queridos vizinhos , Araraquara, SP)
Luysiane Costa & Rafael Sanzio ( Lui & Lola , João Pessoa, PB)
Marcelo Schmitz ( Amaro Camarajipe , Recife, PE)
Mário Latino ( O Agente secreto 000125 , São Paulo, SP)
Pedro Leite ( Arthur e Lancelot , Porto Alegre, RS)
Sergio Más ( As 10 diversidades do Brasil que eu conheço , Córdoba, Argentina)

Fonte: Marca da Fantasia

2 comentários:

Henrique Magalhães disse...

Caros amigos, muito obrigado pela divulgação de nosso álbum.
Abraço, Henrique

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Henrique!
Foi um prazer para nós!
Abraço!