quinta-feira, 17 de março de 2011

Japão: esperança e arte


Ainda sob o peso das consequências do terremoto, do tsunami e do acidente nuclear e com a possibilidade de um novo terremoto a qualquer momento, artistas japoneses já começam a se manifestar.

A desenhista Noizi Ito, do aclamado mangá Suzumiya Haruhi, produziu uma ilustração que mostra a personagem orando pelo Japão (Imagem ao lado). Muitos outros autores registraram mensagens de apoio e otimismo com seus traços, incluindo gente como Akira Toriyama (de Dragon Ball). (Veja o link para uma galeria de desenhos no final do texto.)

O cantor pop Gackt está organizando um show com várias celebridades, entre músicos, atores e esportistas, a fim de arrecadar fundos. Ele é o representante do movimento Show Your Heart, que está mobilizado para as campanhas de auxílio às vítimas. A compositora Yoko Kanno, da trilha sonora de Cowboy Bebop, compôs uma suave canção para confortar as pessoas. Ela e seus pais nasceram em Miyagi, uma das cidades mais devastadas. Inicialmente, a canção foi postada somente com áudio. Posteriormente, surgiu no YouTube um clipe (não sei se oficial ou não) da música ilustrado com desenhos de Takehiko Inoue (de Vagabond). Os sketches da série Smile já haviam sido iniciados no ano passado, mas com a notícia do terremoto, foram retomados pelo autor. Mostram gente simples sorrindo, uma forma de encorajar as pessoas.

Para quem está no Brasil, a melhor forma de ajudar é através de depósito bancário. Três entidades tradicionais da colônia japonesa criaram contas no Banco do Brasil, Santander e Bradesco. Veja a relação completa de contas no site da Made in Japan aqui. Mesmo que sua contribuição seja pequena, ela é importante. Colabore.

Veja aqui a galeria de autores de mangá e ilustradores japoneses com desenhos para apoiar as vítimas do terremoto e tsunami.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Nenhum comentário: