terça-feira, 1 de março de 2011

Autor argentino traz propostas para aumentar o número de leitores no Brasil


É importante que os pais sejam leitores? O que fazer se meus filhos não gostam de ler? Qual a melhor idade para começar a leitura em voz alta? Que texto é o mais conveniente? E se as crianças não ficam quietas? Ler história em quadrinhos é recomendável? Essas são dúvidas que frequentemente perturbam pais e professores quando o assunto é introduzir o hábito de leitura para as crianças. A Editora Nacional lança o livro Voltar a ler - propostas para ser uma nação de leitores (Editora Nacional), do educador e jornalista argentino Mempo Giardinelli. A obra é resultado de mais de vinte anos de trabalho e da consciência da importância de uma política de leitura que tantos países necessitam.

Algumas ideias apontadas no livro foram adotadas como políticas de Estado na Argentina. Em algumas províncias, como Chaco, onde reside o autor, desde 2008 as estratégias de leitura em voz alta que o livro propõe foram aplicadas em todo o sistema escolar. "Há nove anos estávamos numa situação catastrófica, e posso dizer que hoje temos uma sociedade mais leitora, sobretudo uma juventude e uma infância que leem muitíssimo mais do que nas duas décadas anteriores", diz Giardinelli. O mais recente informe do Program for International Student Assessment (PISA), ou Programa Internacional de Avaliação de Alunos, indica que em 2009, a Argentina aumentou 24 pontos em compreensão leitora, em relação a 2006. Junto com a Colômbia, foram os dois países que mais cresceram em competência leitora.

No livro Voltar a ler, são aprofundados temas como a pedagogia da leitura, escola de literatura, a leitura em voz alta e a silenciosa, leitura e as novas tecnologias, a função da biblioteca e muito mais. O autor ainda propõe uma política nacional de leitura nos moldes do que vem sendo feito na Argentina. No final do livro, Mempo Giardinelli publica um guia para pais, professores e mediadores de leitura com perguntas e respostas. "Tomara que os educadores brasileiros compartilhem desse otimismo e encontrem no livro uma ajuda na tarefa de incentivo à leitura", exalta Giardinelli.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO 45 GRAUS

Nenhum comentário: