quarta-feira, 9 de março de 2011

QUADRINHOS INVADEM O ENCONTRO NACIONAL DA ANPUH


Este ano teremos algo inédito: um Minicurso e um Simpósio Temático sobre quadrinhos. Pois é, acho que já comentei aqui no Blog, mas não custa nada lembrar. O Encontro Nacional da ANPUH (Associação de História), ocorre a cada dois anos e do reúne pesquisadores e estudantes de todas as partes do Brasil Este ano a ANPUH está comemorando 50 anos de sua fundação por isso o encontro será na USP.

Apesar da data do evento estar marcada para a segunda quinzena de Julho, as inscrições para minicurso e ST já começaram e, no caso do ST, estão quase acabando. Minha presença está confirmadíssima, afinal, vou ministrar um minicurso (na USP, olha que chique) junto com a amiga Valéria Fernandes. Será nosso terceiro minicurso sobre quadrinhos e mesmo quem já assistiu aos outros dois pode ter certeza que traremos muitas novidades.

O ST sobre quadrinhos está sob responsabilidade da Dra Gêisa Fernandes, que é membro ativoObservatório de Quadrinhos da USP, coordenado pelo Dr. Waldomiro Verguero que será, nos bastidores, um dos coordenadores do ST (Ele é o cara! Não se faz pesquisa em quadrinhos no Brasil sem se referir aso Waldomiro, sem falar nos livros que ele organizou sobre quadrinhos e educação). O ST tem tudo para bombar. Minha inscrição está a caminho (espero que aceitem).

As inscrições para o minicurso são limitadas: apenas 50 vagas. Não sei exatamente quantas inscrições já foram feitas, mas como não recebemos ainda nenhum comunicado acredito que tenhamos vagas em aberto,

No caso do ST, as inscrições vão até o dia 21 de Março. Mas atenção, o texto da apresentação tem que ser enviado para que a inscrição seja efetivada. Para quem ainda não terminou o texto, vai uma dica: não precisa apavorar, pois teremos de 01 a 15 de junho para revisar o texto e fazer as alterações necessárias. Ainda bem, né.

Seguem abaixo o ST e o Minicurso (clique no título para ir diretamente para a página da ANPUH)

História e Quadrinhos: pesquisa e ensino em História e as interações com a nona arte

Coordenadores: GÊISA FERNANDES D´OLIVEIRA (Doutor(a) - Observatório de Histórias em Quadrinhos/USP)
Resumo: Discutir as relações entre História e a linguagem das Histórias em Quadrinhos, enfocando aspectos como: ensino, fidelidade histórica, tensão entre ficção e realidade, registro histórico e registro ficcional. Esta proposta será dividida nos seguintes subtemas:


Histórias em quadrinhos: pesquisa e ensinoJustificar

Coordenadores: NATANIA APARECIDA S NOGUEIRA (Pós-graduado(a)/Especialista - Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina), VALERIA FERNANDES DA SILVA (Doutor(a) - Faculdade Teológica Batista de Brasília)
Ementa: Esta proposta é resultado de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos pelas proponentes nas instituições nas quais lecionam e em comunicações científicas apresentadas em diversos eventos. Ela parte do princípio de que as Histórias em Quadrinhos são uma mídia ainda pouco explorada como fonte de pesquisa e de ensino de História. Acreditamos que as Histórias em Quadrinhos são produto de uma determinada época e possibilitam discutir e refletir sobre o contexto que o produziu, assim como discutir os períodos históricos que buscam retratar. Examinaremos as possibilidades de pesquisa com quadrinhos, em História do Brasil dentro do recorte que vai de 1869 – ano da publicação da primeira HQ – até a década de 1970; e em História Geral através de HQs produzidas em várias partes do mundo – EUA, França, Japão – e que se proponham a discutir períodos ou eventos específicos, como a Revolução Francesa

Nenhum comentário: