quinta-feira, 17 de março de 2011

Editora Globo lança Fábulas, de Monteiro Lobato


A Editora Globo acaba de colocar nas livrarias Fábulas, o quinto volume da coleção Monteiro Lobato em Quadrinhos, série que traz algumas das diversas obras do escritor adaptadas para a linguagem das histórias em quadrinhos.

Neste novo volume, adaptado por Miguel Mendes (Mig), a turma do Sítio do Picapau Amarelo está reunida em volta da Dona Benta, que dessa vez lê um livro de fábulas, aqueles contos nos quais os animais aparecem como protagonistas, e que sempre trazem uma boa lição.

A história começa com a fábula "A Cigarra e a Formiga”, esta com dois finais diferentes, um deles proposto pela Narizinho (no qual tudo termina bem) e outro pela Emília (e aí a coisa é diferente). Depois, vem o conto do homem que queria reformar a natureza, trocando as frutas de lugar... e olha que a boneca de pano concorda com tudo!

Tem a história do velho e do menino que vão até a cidade vender uma mulinha, mas ouvem demais a opinião dos outros pelo caminho e acabam se atrapalhando. E seguem os ratinhos que queriam colocar um guizo no gato, o galo e a raposa, o lobo e o cordeiro. Uma série de fábulas contadas de maneira curta, direta e com desenhos que as crianças adoram, sempre com a intervenção esperta dos personagens do Sítio. A boa Tia Nastácia e o rinoceronte Quindim também vão entrar nessa diversão.

Monteiro Lobato em Quadrinhos - Fábulas tem 80 páginas, formato 20,2 x 26,6 cm e custa R$ 24,90.

Entre outros títulos da coleção, já foram lançados Dom Quixote das Crianças, Hans Staden, O Minotauro e Peter Pan. Ainda está programado um último volume: Os Doze Trabalhos de Hércules.

Monteiro Lobato (1882-1948) é um dos mais influentes e conhecidos autores brasileiros do século 20. Sua coleção de livros para crianças, protagonizados pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, aliam diversão e conteúdo educativo, misturando literatura universal, mitologia grega, personagens do cinema a elementos da cultura e do folclore nacional. Seus romances e contos para adultos são tidos como divisores de águas na literatura brasileira.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO HQ MANIACS

Nenhum comentário: