quinta-feira, 31 de março de 2011

Fidel ganha biografia em quadrinhos

Durante a revolução cubana de 1958, um jornalista pesquisa sobre o líder rebelde Fidel Castro, sem saber que ele se tornaria figura central na tomada de poder que aconteceria em seguida. Subitamente, o repórter vê-se envolvido na revolução que mudaria Cuba e marcaria o mundo para sempre. Esse é o enredo da história em quadrinhos "Castro", da Editora 8Inverso, que está sendo lançada este mês.

O álbum é escrito e ilustrado por Reinhard Kleist, quadrinista premiado na França, Alemanha e Estados Unidos. Ele também é o responsável pela biografia em quadrinhos de Johnny Cash, e a coletânea Elvis.

A "graphic novel" acompanha a vida de Fidel da juventude até seu recente e gradual afastamento do governo da ilha. O prefácio é de Volker Skierka, biógrafo do presidente cubano, que ajudou na pesquisa histórica da obra.

As pesquisas visuais de Kleist, realizadas durante uma visita de um mês a Cuba em 2008, também renderam o livro de viagens Havana.

Castro chega nas livrarias brasileiras cinco meses depois de ser lançado na Alemanha, com 288 páginas em preto e branco e ao preço de R$ 51.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO VERMELHO.ORG

Nenhum comentário: