terça-feira, 22 de março de 2011

Uma homenagem ao cartunista Glauco


Para os amantes de histórias em quadrinhos, o Brasília Comix Fest traz para a Brasília a exposição "Fala, Panga!". Realizada em São Paulo, no ano passado, a mostra é uma homenagem dos amigos ao cartunista Glauco Villas Boas, que morreu em março de 2010. Serão 28 artistas reunidos com a exibição de 33 quadrinhos.

O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março na parte externa do Pátio Brasil Shopping (na lateral voltada para o Setor Hoteleiro Sul). Entre as presenças confirmadas, estão as dos desenhistas Angeli, Jaguar, Ziraldo e Pelicano.
"Fala, panga", é uma referência à maneira como Glauco se dirigia aos amigos de redação no jornal Folha de S. Paulo. Para as produções, cada artista se apropriou, a seu modo, de alguns personagens do cartunista como Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Zé do Apocalipse.

Glauco Villas Boas - Nasceu em Jan daia do Sul, no Paraná, em 1957. Como cartunista, publicou seus primeiros trabalhos em 1976, no "Diário da Manhã" de Ribeirão Preto, e em 1977 ganhou seu primeiro prêmio no Salão do Humor de Piracicaba. Ainda em 1977, passou a fazer parte do elenco de cartunistas do jornal Folha de S. Paulo, onde consagrou personagens como Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Casal Neuras e Doy Jorge. Glauco também fez parte da equipe de redatores dos programas "TV Pirata" e "TV Colosso", da Globo. Glauco colaborou para a modernização do projeto gráfico e do estilo dos cartoons brasileiros.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIÁRIO DE CUABÁ

Nenhum comentário: