sexta-feira, 19 de setembro de 2008

1º Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil

Professores que trabalham a Educação Ambiental em suas disciplinas, informe seus alunos! Formem um grupo e envie sua animação com o tema Meio Ambiente! Estudantes, mostrem seu talento com animação e não deixe de participar desta grande festa da animação brasileira! Enviem seus trabalhos até o dia 13 de outubro!

Tema: Meio Ambiente

O PRÊMIO
O Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil é parte integrante do projeto de extensão Desenho Animado Ambiental vinculado ao PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) da Univille – Universidade da Região de Joinville.

O Desenho Animado Ambiental é um projeto com o cujo objetivo de desenvolver animações com ênfase em questões socioambientais. Coordenado pelo professor José Francisco Peligrino Xavier (Chicolam) e pela Professora Marli T. Everling tem a participação de alunos bolsistas, estagiários e voluntários do curso de Design. O projeto também oferece oficinas de animação para professores e alunos da região de Joinville, SC nos laboratórios da Univille.

O Menino Caranguejo é um personagem que foi idealizado com a proposta de ser um símbolo na luta pela preservação ambiental. Ele faz parte de Histórias em Quadrinhos, Animações e Tirinhas para o Jornal A Notícia.

OBJETIVOS
Premiar animações produzidas por estudantes de escolas e colégios de Joinville, SC e do Brasil com a finalidade de integrar a comunidade, professores e familiares, instigando a busca pela valorização das animações como meio de comunicação e arte.

Incentivar a produção criativa regional de animações realizadas por alunos e professores de escolas e colégios de Joinville, demonstrando e premiando as animações em conjunto com o festival “Dia Internacional da Animação” a ser realizado no dia 28 de outubro de 2008, para familiares, estudantes e o público em geral.

PROMOÇÃO
O 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil é um evento promovido e realizado pelo projeto Desenho Animado Ambiental, pela UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville; Departamento de Design; Equipe Menino Caranguejo em parceria com a Fundação Cultural de Joinville e com o Dia Internacional da Animação organizado pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação).

COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil é composta por membros da Equipe Menino Caranguejo, alunos do projeto de extensão ‘Desenho Animado Ambiental’ 2008, profissionais e professores convidados na área de Vídeo, Design e Artes Visuais.

A Comissão Organizadora será responsável pela designação da comissão julgadora, assim como pelo planejamento e execução de todas as atividades necessárias para a realização do evento.

PARTICIPANTES
Poderão participar do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Superior. Não poderão participar estudantes e parentes ligados diretamente com os integrantes da comissão julgadora e dos realizadores do prêmio.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil serão aceitas no período de 20 de agosto de 2008 a 13 de outubro de 2008. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por imagens e músicas de terceiros, utilizadas nas produções inscritas, sendo todo e qualquer ônus relacionado aos direitos autorais de responsabilidade do produtor ou responsável pela inscrição.
1. A Inscrição das animações no 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil é INTEIRAMENTE GRATUITA. Não havendo limite de inscrições por participante.
1.1 A inscrição do concurso deverá ser efetuada através da ficha de cadastro disponível para impressão no site www.meninocaranguejo.com.
1.2 A animação deverá ser enviada pelo correio (conforme o item 6 deste regulamento) com a ficha de inscrição totalmente preenchida e assinada junto com o material em vídeo.
1.3 Poderão ser inscritas mais de uma obra (animação) pela equipe participante, desde que sejam preenchidas fichas de inscrição (imprimir formulário) separadas, uma para cada obra;
1.3.1 Para cada produção inscrita, deverá ser gravada isoladamente em uma única fita VHS, CD ou DVD. Sendo que deverão conter etiquetas (interna e externa), com os seguintes dados: título, ano de produção, produtor (alunos e professores responsáveis), tempo de duração e nome do responsável pela inscrição.
1.3.2 Não existe um número de participação limite para possíveis integrantes da animação inscrita, ficando a critério do grupo definir o responsável pela animação.
1.4 Os trabalhos enviados deverão estar devidamente preenchidos conforme os itens 1 a 1.3.2. Caso isso não ocorra os trabalhos estarão automaticamente desclassificados do prêmio;

CATEGORIAS PARA INSCRIÇÃO
2. O 1º Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil é composto por 04 (quatro) categorias:
• Melhor Animação Estudantil (categoria ensino infantil)
• Melhor Animação Estudantil (categoria ensino fundamental)
• Melhor Animação Estudantil (categoria ensino médio)
• Melhor Animação Estudantil (categoria ensino superior)

Haverá também a entrega de 02 (duas) Menções Honrosas.

PRAZO E DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
3. Poderá participar do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil todo e qualquer aluno inscrito no ano letivo, com um professor orientador, que poderá auxiliá-lo no desenvolvimento das animações.
3.1 O PRAZO DE INSCRIÇÃO É DE 20 DE AGOSTO A 13 DE OUTUBRO DE 2008.
3.2 Considerar-se-á a produção inscrita quando o material enviado pelo correio vier juntamente com a ficha de inscrição e verificar-se a presença de todos os elementos necessários à inscrição.

CONTEÚDO DAS OBRAS INSCRITAS
4. O tema abordado na obra inscrita é MEIO AMBIENTE
4.1 EXCLUI-SE desta condição obras que FOMENTEM DISTORÇÕES SOCIAIS COMO QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO, A ENUMERAR-SE RACISMO, HOMOFOBIA, RELIGIOSO ou quaisquer outros tipos de preconceitos notoriamente identificados pela comissão julgadora. Caso algum trabalho deste gênero seja inscrito, a comissão julgadora reserva-se no direito de exclusão da produção na competição;

FORMATOS PARA INSCRIÇÃO DAS OBRAS PARA PRÉ-SELEÇÃO
5. (Dados Técnicos) Tipo de formatação das animações que poderão ser entregues:
Dimensões da tela: entre 640 x 480, VGA;
Formatos de mídia: VHS, DVD ou CD-R;
Formatos de vídeo: wmv, swf ou avi;

ENDEREÇO PARA ENVIO DAS PRODUÇÕES
6. O material produzido deverá ser enviado, preferencialmente com AR (Aviso de Recebimento) para o seguinte endereço:
Departamento de Design / PROF. CHICOLAM
Endereço: Campus Universitário, s/n - Bom Retiro
Cidade: Joinville - Estado: SC - CEP: 89201-972

6.1 AS DESPESAS DECORRENTES DO ENVIO DA INSCRIÇÃO FICARÃO A CARGO DO REMETENTE.

DIREITOS DAS OBRAS INSCRITAS
7. As produções inscritas no 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil estarão automaticamente, a partir da efetivação de sua inscrição, liberadas para exibição em qualquer edição do festival que venha a ser realizada posteriormente, como forma de divulgação.
7.1 As animações premiadas poderão ser utilizadas em material publicitário após o evento.
7.2 As animações enviadas serão selecionadas para a exibição no festival “Dia Internacional da Animação”, que acontecerá no dia 28 de outubro de 2008 no Teatro Juarez Machado.
7.3 O Material enviado não será devolvido.

PREMIAÇÃO
8. Serão entregues 4 (quatro) troféus para as categorias relacionadas no item 2.
8.1 Serão entregues 2 (dois) troféus de Menção Honrosa para Professor e para a Escola.
8.2 O anúncio dos vencedores do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil será realizado durante o festival “Dia Internacional da Animação”, que acontecerá no dia 28 de outubro de 2008 no Teatro Juarez Machado.
8.3 A entrega dos prêmios será realizada dia 28 de outubro de 2008 no período vespertino em solenidade pública, previamente programada e amplamente divulgada.

SELEÇÃO
A Comissão Organizadora poderá instituir, a seu critério, a Comissão de Seleção para avaliação prévia das produções inscritas a serem encaminhadas à Comissão Julgadora.

JÚRI
9. A Comissão Julgadora será constituída por profissionais da área de Vídeo, Animação, Professores, Designers e Artista Plástico e membros da instituição promotora do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil. Serão designados dois suplentes para eventual substituição, na falta dos titulares.
9.1 A Comissão Julgadora deverá atribuir pontuação de 5,0 (cinco) a 10,0 (dez) às animações concorrentes de toda a Mostra, premiando aqueles que obtiverem melhor desempenho e elaborando justificativa da premiação.
9.2 O resultado será divulgado a partir do dia 28/10/2008 no site www.meninocaranguejo.com, via e-mail, por telefone ou pelos correios de acordo com os dados informados na ficha de inscrição de cada produção.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Todos os participantes CLASSIFICADOS receberão certificado de participação;
Nenhuma cópia de trabalho será emprestada a terceiros durante sua permanência em poder da comissão realizadora da premiação;
As condições não previstas neste regulamento deverão ser submetidas à comissão julgadora do 1° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil, sendo este soberano em suas decisões e de completa irrevogabilidade em seu julgamento.

MAIORES INFORMAÇÕES E DÚVIDAS
Tel: 47 34730772
Email: premio@meninocaranguejo.com

Nenhum comentário: