segunda-feira, 29 de setembro de 2008

HQs em livros didáticos

O ilustrador, roteirista e professor José Aguiar ilustrou algumas páginas de uma HQ sobre a Revolução Industrial para um livro de História, em Curitiba. Clique aqui para conferir mais imagens e conhecer o blog do autor.

Particularmente eu gosto muito de saber que este tipo de trabalho sendo realizado para fins didáticos. Acredito que os quadrinhos são muito úteis em livros de história (em livros de todos os conteúdos), mas como comentou muito propriamente uma colega, outro dia, é necessário saber explorá-los. Eles não dever ser meras ilustrações, precisam ter uma finalidade. Em livros de língua portuguesa os quadrinhos são muito bem usados, é preciso ter esta consciência em outros conteúdos, também.

Só porque os PCNs indicam os quadrinhos não basta simplesmente tê-los dentro de um livro. Seu espaço dever ser minuciosamente estudado, assim como a abordagem em torno de tema que ele introduz. No livrinho que lançamos, aqui em Leopoldina, sobre a História da cidade, para alunos entre 9 e 10 anos de idade tivemos a preocupação de usar as HQs como forma de introduzir temas complexos, como a contagem do tempo (como professora noto que os alunos tem muita dificuldade em entender a divisão da história em séculos) e para contar a lenda a fundação da cidade. As HQs forma produzidas por Igor Bastos e fazem parte de um contexto. Não estão ali apenas para ilustrar.

Existe, também, um certo despreparo por parte dos professores na hora de trabalhar este recurso, que só pode ser superado a partir de um esforço pedagógico que envolva o questionamento e o debate acerca do material que se utiliza nas salas de aula.

Nenhum comentário: