quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Encontro na FIOCRUZ

Bom é muito pouco para descrever o dia que passamos na FIOCRUZ. Nem a chuva estragou. Eu diria que ela deu um certo charme ao nosso passeio. O encontro Ciência e Arte promete muitas surpresas até a sexta, pena que tivemos que voltar. Mas um dia já deu para fazer muitas novas amizades, firmar parcerias e encontrar gente muito interessante. Nossos alunos, então, nem se fala. Eles ficaram encantados com tudo. Nunca tinham ido ao Rio de Janeiro e até os aviões se preparando para pousar no aeroporto era motivo de festa.

Nosso Pôster estava lá, na Mostra de Quadrinhos, que reuniu trabalhos na área de quadrinhos, educação e ciência. Ao nosso lado estavam os trabalhos feitos pela Karina Saavedra, por Mário Feijó e Marília Cristina Tenório Rebolho, tudo muito lindo, muito instrutivo e mostrando que os quadrinhos estão vindo para ficar, como um instrumento de ensino.

Na abertura tivemos palestras em homenagem ao grande cientista brasileiro Leopoldo de Meis, um dos pioneiros no Brasil na defesa da ciência e arte. Ele trabalha, com a ajuda de artistas, para mostrar a face emocionante da ciência. Dessa parceria inusitada já surgiram peças de teatro, livros (dentre eles, O Método Científico) e um CD-ROM sobre o funcionamento da mitocôndria.Um grande fã dos quadrinhos, ele os considera uma fonte de inspiração. Aos 70 anos, este cientista de renome internacional recebeu várias homenagens, que foram desde uma apresentação lúdica do Palhaço Matraca (o sociólogo Marcus Vinícius Campos) até um vídeo super divertido, contanto sua história e sua vida.

Além das exposições e palestras, havia muita coisa para ser vista e muitas pessoas com quem conversar. Um dia foi pouco. Seguem algumas imagens e, em breve, um vídeo da nossa aventura.


Nenhum comentário: