quinta-feira, 11 de março de 2010

Ensaios sobre quadrinhos, animação e cinema na Interstícios

No ano passado, em 28 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Animação, foi lançada a revista independente Interstícios (formato 16 x 18 cm, 128 páginas, R$ 21,90), da editora Pão e Rosas. O pouco alarde se deveu ao fato de somente agora a publicação estar sendo distribuída.

A Interstícios é uma revista independente que traz apenas ensaios sobre quadrinhos, animação e cinema. Os responsáveis pelo projeto são Bruno Cruz, Daniel Pinna, Gabriel Cruz e Índia Mara Martins, todos pesquisadores e profissionais da área.

Em seu número de estreia, a revista apresenta cinco artigos. Antigas como o barro, de Daniel Pinna, fala da arte sequencial mais antiga de que se tem notícia, confeccionada ao redor de um vasilhame de cerâmica de mais de cinco mil anos.

Em A arte sequencial: da pintura rupestre aos quadrinhos, Bruno Cruz delimita o termo "quadrinhos" e explica o que o define como arte sequencial de produção em série.

O camundongo e seu criador: os primeiros passos de Walt Disney, de Gabriel Cruz, comemora os 80 anos de Mickey Mouse.

A espontaneidade no risco de giz: considerações sobre o Quadro-negro Animado, de Daniel Pinna, aborda uma experiência de ensino de animação em sala de aula.

Por fim, Dossiê Rê Bordosa: entre realidade e ficção, um documentário animado é uma entrevista que Índia Mara Martins fez com Cesar Cabral, diretor do documentário Dossiê Rê Bordosa, sucesso nos festivais nacionais e internacionais retratando a personagem criada por Angeli.

O mais interessante do projeto Interstícios é que trata-se de um projeto aberto a novos colaboradores. Aliás, o praz para envio de contribuições para o segundo número da revista vai até o dia 31 de março. Para mais detalhes sobre como participar, clique aqui.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: