quarta-feira, 10 de março de 2010

Livro reúne a história de todos os desenhos animados exibidos no Brasil

O universo dos desenhos animados é bem amplo e variado: super-heróis, aventuras, dramas, diversão, maluquices, extravagâncias, ficção científica, crítica social e o que mais se puder imaginar. Um mundo da fantasia que cativa pessoas de qualquer idade.

A força das animações é tão grande que boa parte das produções ainda resiste ao tempo, por sua mensagem universal.

Outras se perderam no tempo, mas deixaram suas marcas.

Para recordar, se divertir e saber o que há de mais atual em desenhos animados exibidos no Brasil, o jornalista Paulo Gustavo Pereira reuniu um panorama completo de todos eles em “Animaq – Almanaque dos Desenhos Animados”, publicado pela Matrix Editora.

O livro traz a sinopse das diversas produções apresentadas na TV brasileira, tanto aberta quanto a cabo, com seus personagens cativantes, engraçados, cheios de personalidade e que fazem parte da história da comunicação humana e também da vida de muita gente.

O autor explica que o critério de seleção para os desenhos apresentados em Animaq baseia-se na data de produção e não da exibição. “Levamos em conta o ano de produção para dar uma melhor referência ao leitor, como Betty Boop, que nasceu em 1930 no cinema, mas foi para a televisão nos anos 80.” – explica Paulo Gustavo.

Complementando todo esse universo animado, o livro apresenta a descrição de alguns desenhos de conteúdo adulto, seguido de um bônus onde é possível recordar as versões brasileiras das narrações de clássicos animados e também algumas das famosas canções de abertura.

Sobre o autor: O jornalista Paulo Gustavo Pereira, mineiro de Belo Horizonte, começou a trabalhar na área em 1974, como assistente de redação das Rádios Tupi e Difusora.

Dois anos depois, foi para a TV Cultura, onde foi subchefe de reportagem e repórter, até ir trabalhar na Rede Globo, em 1980. Passou pelas rádio Capital e Globo, pelas TVs Manchete, Record e SBT, até começar a escrever para o mercado de home video nos anos 80.

Foi chefe de redação do Jornal do Vídeo, colaborador das revistas Vídeo Business e Video News, comentarista de vídeo do Caderno 2 de O Estado de S. Paulo. A partir dos anos 90, atuou em produção independente, e foi comentarista ocasional de TV no Jornal da Tarde.

Em 1993, foi contratado pelo SBT para produzir as transmissões do Oscar, com apresentação de Rubens Ewald Filho. Trabalhou como chefe do departamento de cinema do SBT, até ser convidado para ser assessor de imprensa da CIC Video.

No final da década de 90, assumiu a chefia de redação da revista Sci-Fi News, onde está até hoje. Foi o diretor responsável das transmissões do Oscar pelo SBT, entre 2000 e 2004, e diretor da transmissão dessa premiação pela TNT, direto dos Estados Unidos, em 2007.

Lançou o Almanaque dos Seriados em 2008, e apresenta o programa Loucos Por Séries no canal Imagine TV, da TVA/Telefônica, e o programa Almanaque dos Seriados pela ClicTV na web.

Sobre a Matrix Editora: A Matrix Editora é a única editora brasileira especializada em obras de humor e em temas bem-humorados. Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Chaves – Foi sem querer querendo?” e “Mothern”.

Animaq – Almanaque dos Desenhos Animados
Paulo Gustavo Pereira
Matrix Editora
320 páginas
R$ 45,00
www.matrixeditora.com.br

FONTE: IMPULSO HQ

Nenhum comentário: