segunda-feira, 29 de março de 2010

Indústria Editorial e as Mídias Digitais

As emergentes mídias digitais estão influenciando diretamente no concorrido tempo dos consumidores modernos e transformando o hábito de leitura em todo o mundo. O texto não é mais lido apenas no papel. Ele está também onipresente em uma miríade de suportes suspensos e em uma diversidade de aparelhos tecnológicos, móveis e de comunicação (como o Kindle, o iPhone etc). E uma série de meios é o que promete transformar definitivamente a realidade dos livros, jornais e revistas através de uma convergência digital e cultural sem precedentes.

O objetivo do curso “A Indústria Editorial e as Mídias Digitais” é fazer um review de todo o mercado editorial convencional presente, frente às transformações das mídias digitais, do ponto de vista exclusivamente dos negócios ou da atualização enquanto profissional. O objetivo central do curso é pontuar em que passo estamos da digitalidade, antever ou se preparar para a próxima tendência e o que podemos fazer para manter os nossos negócios na Web 2.0 e tirar ainda mais proveito da Era da Informação. Ao se inscrever no curso, o participante pode levar para o dia a dia dos seus negócios o esclarecimento preciso frente a digitalização dos meios de comunicação. O participante sai do curso com experiência a respeito da convergência dos livros, revistas e jornais no seu formato clássico em papel, tanto quanto nos formatos eletrônicos (Blogs) e até em áudio (Podcasts).

A QUEM SE DESTINA O CURSO

O curso se destina a todos os interessados em geral e profissionais da cadeira produtiva da indústria editorial brasileira, desde os que atuam na produção e na área editorial quanto os profissionais que atuam nas vendas, comercialização e marketing dos livros, jornais e revistas. Isto inclui os profissionais que atuam dentro das editoras, das livrarias, distribuidoras, bibliotecas etc.

Dia: 17 de abril de 2010 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Valor único: R$ 120,00.

Sala de aulas: Rua Mourato Coelho, 393 conjunto 1
(esquina com Rua Teodoro Sampaio)
CEP 05417-010 – Bairro de Pinheiros, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3034-2981 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3034-2981 end_of_the_skype_highlighting

Docente:

Ednei Procópio – Atualmente é membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro [ CBL ]. É editor e sócio-fundador da Giz Editorial selo paulistano que publicou mais de 150 títulos [ em versão impressa e eletrônica ] em apenas quatro anos de vida. De 2000 até 2005 colaborou, também como editor, com a equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação de livros eletrônicos na América Latina. E com a Edições Inteligentes editora especializada em Self Publishing. Em 2001, Procópio fundou o website eBookCult cuja biblioteca digital contabilizou somente nos primeiros três anos mais de 5 milhões de downloads de livros eletrônicos [ auditorados ]. O eBookCult Digital Solutions, mais tarde, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um eReader com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio; e também o único site desde então a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave “eBook”. Desde 1998 escreve textos e artigos sobre os livros eletrônicos em sites como eBookzine, eBook Business e eBook Reader. Todos os sites por ele criado. Em 2005, publicou o livro “Construindo uma Biblioteca Digital”. Atualmente está empenhado no desenvolvimento de uma plataforma de livros e leitura chamada LIVRUS, que é baseada no conceito Web 2.o de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural.

Escola do Escritor
escoladoescritor@escoladoescritor.com.br
www.escoladoescritor.com.br

FONTE: GHQ

Nenhum comentário: