segunda-feira, 8 de março de 2010

HQ "Jambocks!" mostra participação da FAB na Segunda Guerra Mundial

"Jambocks!" é um quadrinho nacional em quadro partes que mostra a atuação na Segunda Guerra Mundial da FAB (Força Aérea Brasileira). A primeira parte, de subtítulo "Prelúdio para a Guerra", está sendo lançada este mês pela Zarabatana Books.

A palavra "Jambocks" foi o nome de código que os pilotos brasileiros receberam de seus companheiros norte-americanos. Trata-se do nome de um chicote utilizado na Indonésia e África do Sul para punir escravos, e que ironicamente era usado contra a máquina de guerra nazista.

Esta primeira parte da obra segue a trajetória do Brasil como nação neutra até sua entrada no conflito global após ter embarcações atacadas, que forçou o presidente Getúlio Vargas a embarcar na guerra. A história é contada principalmente através da perspectiva de Max, um jovem ingênuo com ambições literárias que acaba sendo levado ao front contra a sua vontade.

O roteiro é assinado pelo estreante Celso Menezes, que pesquisou a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial em livros, filmes e entrevistas com os três únicos pilotos brasileiros veteranos do conflito que ainda estão vivos. A arte foi criada por Felipe Massafera, que já participou de projetos de grandes nomes dos quadrinhos, como Warren Ellis e Alan Moore. Ela também partiu de uma extensa pesquisa visual sobre a época, incluindo fotos históricas para os cortes de cabelo, bigodes e roupas dos personagens.

Veja abaixo um trecho deste primeiro volume de "Jambocks!"




"Jambocks!"
Autores: Celso Menezes e Felipe Massafera
Editora: Zarabatana Books
Páginas: 48
Quanto: R$ 30,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

FONTE: BOL NOTÍCIAS

Nenhum comentário: