quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Destemido apresenta episódios reais em forma de HQ


A HQ Destemido (formato americano, 128 páginas) adapta alguns dos episódios incomuns da vida do húngaro Mihály Oláh, que está no Brasil desde 1948.

Com 100 anos de idade, o Sr.Mihály (pronuncia-se "Mirrai") foi prisioneiro dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, fez parte de um esquadrão anti-bombas do qual apenas ele sobreviveu, foi salvo e salvou o General Tito da Iugoslávia e atuou como informante dos aliados.

Após a Guerra, ele veio para o Brasil, onde trabalhou como mordomo na recém-inaugurada Brasília, como padeiro, marinheiro (época em que conheceu Nelson Mandela na prisão) e até como garimpeiro em Serra Pelada, no início dos anos 1980. Atualmente, o Sr.Mihály mora em Divinópolis/MG.

O livro Quatro ideologias e um destino, lançado em 2007, traz as narrativas feitas pelo velho húngaro para duas psicólogas que estagiavam na vila. Já Destemido traz algumas dessas narrativas ilustradas e aventuras que não foram relatadas no livro.

Além disso, a revista apresenta uma galeria com artes de criadores como Daniel Brandão, JJ Marreiro, Wellington Santos, Hélio Oliveira, André Silva e outros.

Todos os fatos, pessoas e lugares citados na HQ são reais. A Universidade Federal de São Del-Rei (Divinópolis) garantiu a impressão da revista.

Destemido será lançado no dia 15 de setembro, às 18 horas, no anfiteatro da UFSJ (Campus Dona Lindu - Rua Sebastião Coelho, 400, Divinópolis/MG), com a presença do Sr.Mihály Oláh e dos artistas que ilustraram suas histórias.

O responsável pela obra é o quadrinhista Dennis Oliveira (Tormenta). Interessados em adquirir podem entrar em contato por e-mail.

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: