quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Outra cartilha eleitoral, mas agora alertando sobre a corrupção

Yanai dirige cartilha ao público jovem

O candidato nissei ao Senado, Jorge Yanai (DEM), lançou um material específico contra a corrupção eleitoral

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

O candidato ao Senado Jorge Yanai (DEM) investiu no público jovem. Ele é o único candidato de Mato Grosso com uma revista em quadrinho para divulgar sua candidatura. “A incrível luta de Y Kid contra o dr. Traça Votos” mostra Yanai, um herói, derrotando o vilão que compra votos.

O nissei tem chamado a atenção em seu programa eleitoral com quadros sobre o prejuízo da corrupção e mostrando suas propostas, pautadas em três eixos prioritários: saúde, educação e agronegócio.

Por ter origem japonesa, o desenho quis remeter aos mangás, as famosas histórias em quadrinhos japonesas. Porém o mote está mais para os HQ’s americanos, com herói e vilão. A história tem um perfil moralista e educador para as crianças, “contra a corrupção, só mesmo o voto limpo e democrático”, diz o Y Kid.

Na história, Y Kid, intercepta um chamado do vilão, o Dr. Traça-Voto, conclamando os políticos corruptos, mentirosos e empresários gananciosos para formar o exército dos corruptos. A intenção do mau-caráter é destruir “a democracia, o meio ambiente, acabar com a saúde e arrebentar as escolas”. Pela lógica do Dr. do Mal, todos serão analfabetos e doentes para enfrentá-lo.

“Primeiro eu compro os votos, ninguém percebe. Depois eu acabo com tudo... Eu serei o rei de tudo”, preconiza o malvado.

Para conseguir dinheiro para comprar os votos ele utiliza uma “máquina” bem conhecida dos brasileiros: o propinoduto por onde recebe dinheiro “das fraudes, do superfaturamento e do roubo aos cofres públicos. O neologismo já ganhou lugar no vocabulário brasileiro diante dos diversos escândalos de corrupção.

Na história mato-grossense, Y Kid consegue derrotar o Dr. Traça-Votos, é claro.

Até o mês passado Yanai ocupava uma vaga no Congresso Nacional, no lugar de do senador Gilberto Goellner (DEM) que estava licenciado. Médico, ex-deputado estadual e com representatividade na região norte do Estado, o democrata diz que tomou gosto pela prática no Legislativo e quer continuar trabalhando por Mato Grosso.

Yanai possui forte influência junto ao setor do agronegócio da região Norte, especialmente em Sinop, seu reduto eleitoral. Em suas propostas, além de ter um plano voltado especialmente para o setor da saúde, ele ainda acrescenta atenção especial para a implantação da Hidrovia Teles Pires Tapajós e à conclusão da BR-163.

Apesar de Yanai ter afirmado que está na disputa a pedido do partido, tem arrebatado eleitores e se mostra muito forte principalmente da região Norte.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIÁRIO DE CUIABÁ

Nenhum comentário: