sábado, 18 de setembro de 2010

Epic Con, evento de HQs, traz convidados de renome internacional


Brasília já teve pequenos eventos dedicado às histórias em quadrinhos, as HQs, mas neste fim de semana a cidade recebe a sua primeira convenção de quadrinhos. A Epic Con reunirá durante dois dias, amanhã e domingo, uma série de atividades, como palestras, oficinas e avaliação de portfólio de desenhistas, workshop de dublagem, concursos de ilustrações, quadrinhos e cosplay (este, com premiação de R$ 3 mil), arena para partidas de RPG, paintball, videogame e shows de rock. Entre os convidados estão desenhistas, dubladores, agentes de talentos, o escritor André Vianco e o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

Os responsáveis pela iniciativa são os amigos e produtores Marco Aurélio Nogueira da Silva, 26 anos, Paulo Jardim, 26, e Diorggi Lenes, 22. “Queríamos fazer um evento diferente porque em Brasília só rola encontros voltados para mangás, animes e cultura pop japonesa em geral. Percebemos que havia uma demanda para eventos de quadrinhos, tanto por parte de leitores jovens quanto dos mais velhos — que não se sentem muito à vontade nos eventos japoneses, cujo público é bem mais novo”, conta Marco Aurélio.

O produtor, que começou a atuar na área de eventos de cultura pop em 1999 (quando realizou encontros de fãs de Arquivo X) diz que a principal referência para a Epic Con é a americana Comic Con, convenção anual que reúne milhares de pessoas em San Diego (EUA) e virou uma referência mundial do gênero. “Ainda não consegui ir à Comic Con, pretendo visitá-la no ano que vem. Mas em 2009 fomos a todos os eventos brasileiros de quadrinhos que pudemos para aprender e conhecer as novidades. Acho que, no formato da Epic, não tem outro no Brasil atualmente”, diz Marco. A expectativa da produção é receber cerca de 3 mil pessoas por dia.

Artistas
Na lista de desenhistas convidados estão os brasileiros Fábio Laguna, Mike Deodato Jr., Will Conrad, Cliff Richards, PC Siqueira, Érica Awano e Leonardo MLK. Este último também trabalha como agente da Glass House Graphics, empresa que faz o meio de campo entre artistas brasileiros e editoras estrangeiras. MLK é colega do americano David Campiti, também convidado da Epic.

Dos ilustradores, os mais conhecidos são Awano e Deodato. A paulista é responsável pelos desenhos de Holy Avengers, popular mangá feito no Brasil, e uma recente adaptação para quadrinhos de Alice no país das maravilhas — colorida pelo também paulista PC Siqueira, ilustrador que tem conquistado fãs por conta de seus vídeos no YouTube.

Com mais de três décadas de atuação nos quadrinhos e 20 anos trabalhando para o mercado americano, o paraibano Deodato Taumaturgo Borges Filho já foi o desenhista titular de diversos títulos da Marvel (Vingadores, Thor, Hulk, Homem-Aranha…) e DC Comics (Mulher Maravilha). Will Conrad trabalhou recentemente nas revista Wolverine origins e Black Panther.

O paulista Fábio Laguna tem levado para os quadrinhos personagens de desenhos animados como Scooby Doo, Shrek, Kung fu Panda e vários outros. O mineiro Cliff Richards já passou por Angel, Buffy — The Vampire Slayer, Birds of Prey e Vampirella.

André Vianco é autor de uma bem-sucedida série de livros com temática de vampiros. Criador do personagem Zé do Caixão, diretor de mais de 30 filmes, Mojica dispensa maiores apresentaçõe

LEIA O RESTANTE DA REPORTAGEM NO SITE DO CORREIO BRASILIENSE, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: