domingo, 12 de setembro de 2010

HQ A história de Anita Garibaldi em quadrinhos


A saga da guerreira catarinense Anita Garibaldi, que já foi parar no teatro, livros de história e até em minissérie da televisão, agora também é contada nas histórias em quadrinhos.

A iniciativa desse projeto inédito é do cartunista e chargista José Custódio Rosa Filho, um paulistano de 47 anos filho de pais lagunenses que cresceu ouvindo as façanhas da heroína de dois mundos e decidiu reproduzi-las de uma maneira divertida para cair no gosto de crianças e adultos.


Criador de cartoons para vários veículos da mídia imprensa da Capital paulista, onde nasceu, José Custódio sempre passou as férias com os pais em Laguna. Ainda criança começou a ouvir as famosas histórias de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a menina rebelde que foi obrigada a casar-se a com um sapateiro e depois de testemunhar a fundação da República Juliana conheceu o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi e tornou-se então a Anita Garibaldi.


– Minhas férias eram no Ribeirão, perto de Morrinhos, onde Anita nasceu. Cresci ouvindo as façanhas dela e sempre pensei em resgatar essa história em uma linguagem fácil e em quadrinhos – conta o cartunista que também tem no currículo de escritor Manual do Sexo Virtual, um livro de humor lançado em 2000.


A obra Anita Garibaldi – O Nascimento de uma Heroína apresenta passagens desde o nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro até a despedida dela de Laguna, quando observa pela última vez a Lagoa Santo Antônio dos Anjos e passa a acompanhar o marido Giuseppe em batalhas pelo Uruguai e pela Itália.


– Se fosse relatar todos os momentos dela, inclusive as últimas batalhas e a morte na Itália, o livro ficaria muito longo – justifica o escritor.


Para a pesquisa, José Custódio teve apoio do historiador lagunense Carlos Marega, um dos profundos conhecedores da vida de Anita.


Apesar de só agora ser lançado oficialmente, o livro já recebeu em São Paulo um prêmio da Secretaria de Estado da Cultura, que prestigia os melhores trabalhos das áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, difusão cultural, teatro e música. Em breve, José Custódio pretende criar um novo livro em quadrinhos sobre a vida de Anita Garibaldi no Uruguai. Nesse país, ela se casou com Giusep-pe. A obra irá abordar também os seus últimos dias de vida na Itália.


A tiragem da primeira edição é de 1 mil exemplares.


marcelo.becker@diario.com.br

MARCELO BECKER

- Anita Garibaldi – O Nascimento de uma Heroína, de José Custódio Rosa Filho. edição independente. 68 págs. - R$ 25 (venda direta com o autor pelos e-mails custodio@custodio.net e anita@custodio.net)

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO CLICRBS

Nenhum comentário: