sábado, 18 de setembro de 2010

SUGESTÃO: CONHEÇA E TRABALHE COM O OVERMAN

Overman é um dos personagens nacionais que eu mais gosto e a razão pela qual eu acho Laerte um dos cartunistas mais geniais do Brasil. Já usei tirinhas do Overman para compor atividades pois muitas delas abordam temas atuais e polêmicos. Sabendo como usar, é um prato cheio na sala de aula. Mas Laerte não criou Overman para divertir crianças, por esta razão é preciso ter cuidado no material a ser selecionado para uso em sala de aula - eu aconselho usar a partir do 9º ano.

Para ler as tirinhas do Overman, clique aqui. Seguem, abaixo, algumas informações básicas sobre o personagem.

Overman é um personagem de história em quadrinhos criado pelo cartunista paulistano Laerte. Definido como um “super-herói brasileiro”, Overman é uma sátira ao arquétipo super-heróico do Superman, bem como o de outros super-heróis que protagonizam séries de quadrinhos norte-americanas, como as publicadas pela DC Comics e Marvel Comics.

Overman possui o poder de voar, além de super força. Seu uniforme é composto de roupas colantes e uma capa, com a adição de uma máscara que jamais retira, pois ele não possui uma identidade secreta. Overman compreende o mundo através da ótica do “bem-ou-mal”. Daí advém a maior parte da comicidade dele: sua noção moral simplista torna-o inepto à sociedade brasileira, onde freqüentemente as noções de ordem e moral precisam ser “cordialmente” burladas em favor da simples sobrevivência do indivíduo (vide "jeitinho"). Overman, travestido de super-herói, privado de uma identidade secreta, é incapaz de entender isso.

Tal como todo super-herói, Overman possui também um “ajudante”. Chama-se Ésquilo, com quem divide uma vaga em uma pensão decadente, localizada ao lado de um estacionamento. Overman recebe pedidos de socorro através de um telefone público e de um mural de recados. Ainda que combata supervilões, Overman passa a maior parte de suas “aventuras” lidando com problemas cotidianos. O contraste entre a função principal do personagem – a de herói, divulgador de bom exemplo, fazedor de proezas – e as pressões da vida cotidiana brasileira – contas a pagar, desemprego, inflação, etc. – dão argumento à maior parte das piadas.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI!


Nenhum comentário: