quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais uma obra de Franz Kafka vira história em quadrinhos


Não é a primeira vez, nem será a última, que uma obra de Franz Kafka vira história em quadrinhos. Mas o projeto do escritor David Zane Mairowitz e do desenhista Robert Crumb é diferente por várias razões.

Introducing Kafka foi lançado pela primeira vez em 1993. Como indica o nome original, o álbum é uma introdução a Kafka (1883 -1924). Mas não só a sua importante obra. Mairowitz costura o roteiro de forma a ligar alguns dos livros originais à vida monótona do escritor checo.

Encontra ligações, por exemplo, do pai de Kafka com o pai do conto O Veredicto. Ou da vergonha que Kafka sentia pelo seu corpo com a transformação de Gregor Samsa em um gigantesco inseto em A Metamorfose. Assim, o livro é intercalado entre momentos biográficos e a quadrinização de suas principais obras, como O Processo, Na Colônia Penal e Um Artista da Fome.

Se há claramente algo de subjetivo no roteiro de Mairowitz, há mais ainda no desenho de Crumb. Isso porque, em seus escritos, Kafka muitas vezes não dizia tudo com todas as letras. Nunca disse, por exemplo, qual era o inseto de A Metamorfose. Dessa forma, Crumb precisa tomar decisões como escolher entre uma barata e um besouro, ou ainda, definir que a criatura descrita em primeira pessoa em A Toca deve ser parecida com uma toupeira.

Seja como for, o crescimento da popularidade de Crumb fez com que o livro fosse relançado como R. Crumb’s Kafka, título aproveitado no relançamento nacional pela editora Desiderata.

KAFKA DE CRUMB
- De David Zane Mairowitz e Robert Crumb
- Editora Desiderata, 184 páginas, R$ 39,90 (em média)

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: