terça-feira, 21 de setembro de 2010

Zona Oeste recebe exposição de Portinari com 28 réplicas


Chega ao Passeio Shopping a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, com 28 réplicas de quadros de um dos mais famosos pintores brasileiros, Candido Portinari (1903-1962), que remetem ao meio ambiente e o cuidado ao lugar que vivemos. Além das obras, que ficarão expostas na Praça de Eventos do mall de 20 de setembro a 16 de outubro, o projeto traz oficinas de arte para estimular a criação de trabalhos que visam uma melhor compreensão do lugar que vivemos.

Entre 10h e 18h, crianças, educadores e o público em geral poderão conferir a mostra, que se divide em cinco núcleos: "O ser humano e sua relação com o espaço em que vive", "Água: fonte de vida", "O Uso dos Recursos Minerais", "A preservação das florestas e dos animais", "O equilíbrio entre os seres humanos". O acervo e a curadoria são do Projeto Portinari, dirigido por João Candido Portinari, filho do renomado pintor.

Oficinas arte-educadoras

Crianças a partir de seis anos e adultos em geral podem participar das oficinas promovidas pelo Projeto Portinari.

Reciclarte: Na oficina de aproveitamento e transformação da sucata em brinquedo e em arte, as questões ambientais serão abordadas do ponto de vista da natureza e da cultura, da ciência e da ética, formulando paralelos entre os ciclos biológicos e a história, entre biodiversidade ambiental e diversidade cultural, entre transformação natural e intervenção humana nos ambientes. As garrafas pet, as rolhas, o papelão, as embalagens de plástico serão a matéria-prima dessa oficina.

História em quadrinhos: Imagem e palavra, juntas, para contar os fatos que despertam a atenção da comunidade. O corte indevido de uma árvore, a poluição de um rio ou lagoa da região, o cativeiro de animais silvestres são assuntos palpitantes que servirão de temas para a criação de uma história em quadrinhos.

Guache e colagem: Com a utilização de duas técnicas simples e de fácil utilização, esta oficina tem como objetivo despertar os participantes para o fazer artístico e o prazer de realizar um trabalho que seja de sua própria e espontânea criação.

Serviço:

Oficinas arte-educadoras: Projeto Portinari

Data: entre 20 de setembro e 10 de outubro

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 16h às 18h30.

Local: Praça de Eventos do Passeio Shopping

O Passeio Shopping fica na Rua Viúva Dantas, 100 - Campo Grande. Tel.: (21) 2414-0003

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL DA PROPAGANDA


Nenhum comentário: