domingo, 12 de setembro de 2010

VOCÊ SABE QUEM SÃO OS SMURFS?


Os estrumpfes, que no Brasil são chamdos se smurfs, ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford (Peyo). Eles são pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.

Quando eu era criança - e durante boa parte da minha adolescencia, confesso - eu tive contato e acompanhei as aventuras dos smurfs pela TV. Eles possuiam uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.

Mas os smurfs surgiram como personagens de quadrinhos (1958), na história "La flûte à six trous" (A Flauta de 6 estrumpfes), de 1958, dentro da série de quadrinhos criado uma série de quadrinhos chamada Johan e Peewit, que se ambientava na Idade Média. Em 1959 os smurfs passam a ter a sua própria série de quadrinhos, fazendo um grande sucesso junto ao público.

Eles são liderados pelo Papai Smurf, que se destaca por usar um barrete vermelho. Só existem duas personagens femininas: a loira Smurfete a menina Sassete. Os smurfs são perseguindos continuamente pelo vilão Gargamel, feiticeiro e alquimista, e seu gato Cruel. O feiticeiro, aprincípio, desejaca comê-los, depois passa a perseguí-los para usá-los em uma formula para conseguir ouro.

A Sony, atualmente, está produzindo um filme sobre os smurfs, que deve ser lançado em 2011.

Recentemente recebemos uma doação generosa de gibis e entre eles vieram cerca de cinco exemplares de Hqs dos Smurfs. Faz parte dos nossos planos uma exposição com esses personagens, e tantos outros, que já fizeram muito sucesso no Brasil (e ainda fazem no exterior) e que não são conhecidos do público mais jovem.

Curiosidade: A Bélgica recentemente cunhou uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.

Para quem que conhecer ou para quem quer matar a saudade, segue um pequeno vídeo da série.

* Dados sobre os personagens retirados da Wikipedia

2 comentários:

Hunter disse...

Só me diz uma coisa, tia Natânia. De que série são essas revistas dos Smurfs? Esse material não é publicado no Brasil há mais de 20 anos!

Natania A S Nogueira disse...

São da editora Abril e foram lançados em 1982. Temos inclusive a n. 01. Não estou com a relação completa agora, mas posso postar em outra oportunidade.