quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna visita Leopoldina


Passou por Leopoldina, para uma rápida visita, o poeta e pensador Affonso Romano de Sant'Anna. Antes de se dirigir para Cataguases, onde lançou hoje a noite seu livro de poesias "Que país é este?" , que tem o prefácio de ninguém menos que o Historiador José Murilo de Carvalho - li boa parte do livro enquanto aguardava sua chegada, e fiquei apaixonada pelo seu estilo-, Affonso Romano parou em Leopoldina para conhecer a Casa de Leitura Lea Müller Botelho.

Lá ele foi recepcionado pelo Diretor do estabelecimento Marco Andrade Gonçalves, por representantes da Superintendência de Cultura de Leopoldina, pela secretária de educação e por membros da ALLA (Academia Leopoldinense de Letras e Artes). Fez um tour pela casa de leitura, foi convidado para um lanche e partiu para Cataguases. Muito simpático com todos, mostrou-se impressionado com o acervo e o espaço da Casa de Leitura.


Sobre Affonso Romano de Sant'Anna
Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1937. É teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista, com mais de 40 livros publicados, professor em diversas universidades brasileiras - UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF, no exterior lecionou nas universidades da California (UCLA), Koln (Alemanha), Aix-en-Provence (França). Participou ativamente de movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória.

Foi considerado pela revista “Imprensa”, em 1990, como um dos dez jornalistas que mais influenciam a opinião de seu país. Foi autor de trabalhos pioneiros sobre música popular, como o livro "Música popular e moderna poesia brasileira".
Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil , Senhor,Veja Isto É, colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Foi cronista da Manchete e do Jornal do Brasil . e está n'O Globo desde 1988. Foi considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade.

Para saber mais sobre o autor, visite seu site, clicando aqui!

Um comentário:

Rosangela Lima disse...

Foi mesmo fabuloso recepcionarmos o simpático poeta cronista Affonso Romano de Sant'Anna, um encontro que nos trará futuramente perspectivas de sua presença e de sua esposa Marina Colassanti para abrilhantarem a Semana Literária de Leopoldina e o III Festival Literário de Cataguases de 2011.
Este evento nos trará leitura de textos, recital de poesia, performances, lançamentos de livros e palestras.
A iniciativa deste projeto será desenvolvida entre a Superintendência de Cultura, a Casa de Leitura Lya Muller Botelho, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes e os idealisadores do FELICA Geraldo Filho e Rodney Rocha, buscando motivar mudanças e benefícios que este evento trará para incrementar a cultura literária, a qualidade política e técnica e o quantitativo na produção do livro em nosso município e estado.
Rosangela Lima
Superintendente de Cultura