sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Programa Livro Aberto leva literatura a Casas de Acolhimento de Cubatão


Livros vivos, achados supimpas, aventuras perdidas, sustos do ‘balacobaco’, risos irresistíveis, corre-corres destrambelhados, palavras mágicas! O prazer de viajar pelo mundo da leitura, sem sair do lugar, estará à disposição de dezenas de crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento de Cubatão. Os meninos e meninas receberam nesta quarta-feira (12/1) duas caixas cheias de livros infantojuvenis e paradidáticos, revistinhas e histórias em quadrinhos.
A ideia partiu da Secretaria de Cultura através do Programa “Livro Aberto”, que tem por objetivo despertar o gosto pela leitura nessas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A doação simbólica aconteceu na Casa Menino Felipe, a Camefe, e contou com a presença de Welington Borges (secretário de Cultura), Francisco Rodrigues Torres (Chefe das Bibliotecas), Mohamad Abdul Rahim (assessor técnico da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social).
Uma das caixas de leitura estará disponível na Camefe, que abriga 14 crianças, desde bebês até os 11 anos de idade. As outras publicações vão ser levadas para a Casa de Acolhimento Feminina, no Jardim Casqueiro, que atende jovens entre 12 e 17 anos. Todos os títulos foram cuidadosamente separados por Nalva Leal, coordenadora da Sala de Literatura Infantil “Faz de Conta”. Os livros na estante, como ficam dispostos em casa, vai de encontro à nova política da inclusão social, que visa transformar esses espaços de acolhimento em lugares com atmosfera caseira.
Nalva Leal conta que o trabalho de incentivo à leitura junto desses jovens começou ano passado, com a visita periódica dos meninos e meninas à Brinquedoteca, onde participavam de sessões de contação de histórias, teatro de fantoches e até oficina de origami – dobraduras japonesas feitas em papel. Foi ali que muitos tiveram o primeiro contato o mundo dos livros. A previsão é de que o programa Livro Aberto seja levado a outros espaços sociais e culturais da cidade.
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE DA PREFEITURA DE CUBATÃO

Nenhum comentário: