segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Em Belo Horizonte o Dia do Quadrinho é coisa séria. E agora é lei.

No último dia 12 de janeiro de 2011 o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda sancionou a lei aprovada na Câmara Municipal (projeto de lei nº 906/09 de autoria do vereador Paulinho Motorista) criando a lei 10.071/2011 que institui o dia 30 de janeiro como dia oficial do quadrinho na capital mineira.

Mais do que uma vitória do movimento cultural temos o entendimento que a aprovação da lei revigora o movimento de produção de quadrinhos e reconhece o trabalho realizado pela Associação Cultural Nação HQ / Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos nos últimos seis anos em prol de promover essa data na cidade.

Em sua sexta edição, o Dia do Quadrinho de 2011 contará com a presença de artistas fundamentais da área, articuladores culturais, que a despeito de qualquer tipo de dificuldade vêm trabalhando para transformar o dia 30 de janeiro numa data a ser celebrada com muita festa e alegria.

Além do já tradicional encontro de artistas - um momento descontraído onde editores, autores e fãs podem conversar -, estão previstas diversas atividades, como uma pintura coletiva, uma exposição virtual retrospectiva dos últimos seis anos, caricaturas e show musical. Tudo isso com entrada franca, na região da Pampulha, seguindo o princípio de alternância de local que a Nação HQ tem adotado pela cidade.

O evento desse ano, mesmo antes da aprovação da lei, conta com o apoio do Bistrô Folha Gourmet, da Rede Catitu Cultural, do Diretório Acadêmico Afonso Pena da FALE/UFMG, do Centro Acadêmico Afonso Pena (Direito/UFMG) do DCE-UNA e do DCE-UFMG – Gestão Voz Ativa.

Artistas como Evandro Alves (Revista Mad), Chantal (Ed. Leitura), Lor, Duke (Super Notícias),Piero Bagnariol e Fabiano Barroso (Revista Graffiti), Amauri de Paula (Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos da UFMG), Richardson Santos (Estúdio Nanquim), Wilson Gontijo (Nação HQ), dentre muitos outros são presenças confirmadas no primeiro dia do Quadrinho onde vigora a nova lei.

Uma banca com revistas independentes será montada durante o evento para que o público possa conhecer a produção atual de quadrinhos na capital.

A Associação Cultural Nação HQ existe desde 2004 e incorporou o projeto de pesquisa Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos da UFMG desde o último ano, dando apoio e sustentação ao projeto.
Um dia para ser celebrado em grande estilo.
Serviço:
6º Dia do Quadrinho Nacional

Bistrô Folha Gourmet
Av. Portugal 5030 – Itapoã
Belo Horizonte - MGHorário de início 15 horas
Entrada FrancaShow com a banda O Monomotor
Reservas de mesa: 3492 .2543

Informações: www.quadrinho.com/diadoquadrinho

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO QUADRINHO.COM


Nenhum comentário: