sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Funarte promove oficina de quadrinhos

A comunidade do Distrito Federal e Entorno podem participar do projeto Reciclando em Quadrinhos, que realiza oficinas gratuitas de Desenho e História em Quadrinhos para crianças, jovens e adultos. As aulas serão semanais e ministradas no Ponto de Cultura 100 Dimensão, no Riacho Fundo II. A oficina ocorre entre 3 de fevereiro e 10 de maio, das 14 às 18h. As inscrições vão até sábado (30), na sede do Ponto de Cultura (QN 16 - Conjunto 5 - Lote 2). Serão disponibilizadas, inicialmente, 40 vagas, número que pode ser ampliado conforme a demanda. O material será fornecido aos participantes.

Com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a oficina é ministrada pelo artista e quadrinista Henrique Siqueira, coordenador do projeto, que chegou a expor os seus trabalhos no exterior. O projeto é realizado com o propósito de promover a interação dos jovens e participantes da comunidade com o mundo da reciclagem. Ao final do curso, os desenhos desenvolvidos pela comunidade serão usados para a confecção de uma revista. “Ao longo da oficina vamos desenvolver técnicas de desenho, quadrinhos, Storyboard, roteiro e de arte final”, explica o coordenador.

Siqueira acredita que esse projeto ajuda principalmente os jovens a se tornarem cidadãos conscientes do se papel na sociedade, além de abrir a mente para a escrita e leitura. “Eles vão criar as suas próprias histórias e para isso terão que pesquisar e trabalhar com textos. Os trabalhos serão direcionados para a reciclagem e todos terão uma conscientização com relação a reciclagem de lixo. O espaço Ponto de Cultura possui um projeto voltado para a reciclagem. Os alunos poderão ver como é feito todo o procedimento para transformar o processo em histórias em quadrinhos".

O que é Reciclando em Quadrinhos – Com três anos de existência, o Gama foi a primeira cidade a receber o projeto que já atendeu cerca de 200 pessoas. Henrique Siqueira conta que pretende expandir a ideia para outras localidades. “A iniciativa é minha e nesse ano decidi atender a comunidade do Riacho Fundo. Vou levar as aulas de quadrinhos para outras satélites.”

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO MAIS COMUNIDADE

Nenhum comentário: