domingo, 30 de janeiro de 2011

DESENHO NA SALA DE AULA - LIVRO


Como comentei aqui no final do ano passado, 2010 foi extremamente cansativo pois minha jornada de trabalho ficou maior e eu fiz uma infeliz escolha de horários que acabou me impedindo de realiza meu trabalho na gibiteca da forma como ele deveria acontecer. O caso é que recebi muito material e não tive oportunidade de analisá-lo como merece.

Então, depois de merecidas férias estou aqui com uma pilha de livros e revistas (em História, HQs e educação) que estão sendo avidamente consumidas neste finalzinho de mês. Para começar, quero registrar a doação de um Livro , a HQ Maturi - Quadrinhos Potiguares # 02 e o DVD
(Quadrinhos RN) que a gibiteca recebeu do prof. Luiz Elson Dantas, de Natal, RN.

O material é maravilhoso e me arrependo muito de não ter tido tempo de ler no final de 2011. No entanto, acredito que as coisas acontecem na hora que tem que acontecer e acho que este material vai poder ser muito bem aproveitado este ano, seja em eventos que estou programando para a escola e para a cidade, de forma geral.

Mas vamos começar falando do livro: DANTAS, Luiz Elson. Desenho na sala de aula: um livro para professores apresentando o Método Cacimba. Natal, Ed. do Autor, 2007.

Embora não me considere apta para opinar sobre metodologia do ensino de artes vou simplesmente passar as impressões que tive do livro. É um livro que propõe o ensino do desenho nas salas de aula utilizando o experiência do aluno, seu conhecimento adquirido no convívio social, suas características culturais e a valorização de sua produção. O livro propõe atividades, oferece sugestões para professores e possui um linguagem acessível e didática. Faz paralelo do ensino de artes com outros conteúdos, inclusive com história - o que me agradou muito. Segue um pequeno trecho.

p. 83

Enfim, tenho planos para ele. Com certeza estará nas prateleiras para o uso de professores e de alunos. Pretendo fazer uma breve reunião com professores do Fundamental I para mostrar seu conteúdo, é claro.

O livro custa apenas 20 reais e pode ser adquirido escrevendo diretamente para o autor: uiz_elson@hotmail.com

2 comentários:

Miguel Rude disse...

Estive em Belo Horizonte no FIQ, levei o livro mais edições da Maturi.
Vou tentar convencer Luis Elson, a ir em 2013 e quem sabe fazer uma visita (com direito a palestra) aí na Gibiteca de Vocês rssrr

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Miguel!
Seria ótimo!! Obrigada!!