sexta-feira, 14 de maio de 2010

Artistas expõem Quadrofobia II na Casa da Juventude

Uma experiência inusitada acontecerá na sala multiuso do Centro de Articulação e Apoio da Juventude, bem mais conhecido como Casa da Juventude, mantida pelo governo do Estado. O espaço será transformado em galeria de arte para receber a segunda edição da exposição Quadrofobia, uma experimentação da Associação Cultural Ponto de Fuga, que traz como tema o terror.

"A proposta é ambientar a sala em penumbra e dar um ar de suspense para expor ao público desenhos em quadrinhos em preto e branco, feitos por seis artistas locais que criaram entre dois e três trabalhos em formato A3, contendo diversas temáticas sobre histórias de terror em quadrinhos, entre elas terá a arte regional que fala dos mitos e lendas da Amazônia", adianta Luiz Cláudio, publicitário e membro da associação. Ele será um dos expositores, além dos artistas Leandro Mellem, Marcelo Silva, Anderson Bezerra, Ismael Ralado e Faeli Chaves.

O público poderá visitar a exposição entre os dias 18 e 21 de maio, em horário comercial, com entrada franca. Durante todos esses dias, depois das 18h, acontecerão exibições de vídeos seguidas de bate-papo com os participantes a respeito das temáticas audiovisuais apresentadas. Na terça-feira (dia 18) será o vídeo "Quadrinhos de Terror no Brasil", quarta (dia 19) "O Estranho mundo do Zé do Caixão", quinta (dia 20) "Humor Negro nos Quadrinhos" e, para encerrar, na sexta (dia 21), haverá show com a banda Lapidação Poética, que levará para a Tenda da Juventude o pop rock inspirado nos períodos literários que vão desde o Renascimento ao Modernismo, com estilo pós-moderno, às 18h.

A primeira versão da exposição ocorreu há 16 anos no curso de comunicação da Universidade Federal do Pará ( UFPA). Agora, a meta é resgatar o papel da associação. "Trouxemos de volta a exposição com novidades. Essa será uma grande ocasião para resgatarmos as ações da associação e chamarmos atenção do público para conhecer nosso trabalho, que é voltado para outros projetos envolvendo variadas linguagens artísticas. Estamos abertos a novas adesões como a de colecionadores, pesquisadores, produtores culturais, entre outros que gostem da ideia e queiram direcioná-la para suas atividades ", ressalta Luiz.

Associação - A Associação Cultural Ponto de Fuga foi criada em 1991. Ponto de Fuga é uma regra no desenho e quer dizer o ponto de onde o desenho se origina. Ela é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos. Entre vários objetivos se destacam a organização, difusão e estímulo aos grupos locais que trabalhem a linguagem das histórias em quadrinhos, e a promoção de ações que possibilitem o debate e a troca de experiências e a divulgação da produção de roteiros e fanzines combatendo o preconceito com a arte em quadrinhos e demonstrando o potencial da mesma no campo artístico e cultural.

Na fase de criação do Ponto de Fuga, a organização acontecia nas dependências da Fundação Curro Velho e Casa da Linguagem. Depois, a associação reunia-se e atuava como membro do Espaço Resistência Cultural, na Morada da Arte, no bairro da Campina, esta servindo de ponto de encontro por algum tempo. Hoje, o grupo ainda não dispõe de sede própria, mas conta com endereço provisório no Distrito de Icoaraci e realiza reuniões mensais. Contatos: 91 - 8844 0427 begin_of_the_skype_highlighting 91 - 8844 0427 end_of_the_skype_highlighting ou fanzineiro@hotmail.com.

Oficina - Paralelo à exposição Quadrofobia II, a Casa da Juventude realizará a oficina de desenho básico, das 8h às 12h, com 25 jovens já inscritos da Região Metropolitana de Belém. A oficina terá como instrutor Luiz Cláudio, que há 18 anos se voltou para a arte educação. "A oficina repassará noções de anatomia, proporção, luz e sombra que ajudarão as pessoas que têm ou não conhecimento em desenho a desenvolverem paisagens, ilustrações, quadrinhos e outras coisas mais. Ao final, produziremos um fanzine, revista artesanal em formato experimental, sobre temáticas livres elaboradas pelos participantes", explica o instrutor.

A iniciativa faz parte do projeto Oficina Cultural, que todos os meses oferece diversas ações gratuitas aos jovens. "O objetivo é propiciar aos jovens a experimentação dessas linguagens, proporcionando o autoconhecimento, a construção de identidade e a apropriação dos bens culturais", destaca a coordenadora geral da Casa da Juventude, a professora Nádia Brasil.

As principais técnicas de pintura utilizadas nos desenhos serão nankin (usada no desenho em preto e branco) a pincel, a caneta e a serigrafia, além de nankin com acrílica e mista - nankin e aquarela.

Serviço

Exposição Quadrofobia II, de 18 a 21 de maio, em horário comercial. Exibição de vídeos e bate-papo, às 18h. Entrada franca. A CASA da Juventude, que fica na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Mais informações: 91 - 3223 3437 begin_of_the_skype_highlighting 91 - 3223 3437 end_of_the_skype_highlighting.

Cleide Magalhães - Casa da Juventude

FONTE: AGENCIA PARÁ DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: