sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Copa do Mundo invade os quadrinhos


Não é novidade que em ano de Copa do Mundo o planeta respira futebol e todos os segmentos da mídia do entretenimento se valem do "esporte bretão" para chamar atenção e incrementar o faturamento.

Em 2010, não está sendo diferente, principalmente nos quadrinhos. Vários países vêm produzindo gibis com HQs sobre o tema.

No Brasil, a Editora Abril segue desde janeiro com histórias de futebol nas revistas mensais da Disney, até o próximo mês de julho, e mais recentemente o álbum de figurinhas Copa Disney 2010. E a Panini Comics vem com a garotada do Bairro do Limoeiro, lançando Almanaque Temático # 14 - Cascão: Futebol, Mauricio Apresenta # 9 - Turma da Mônica em Todas as Copas do Mundo e Saiba Mais! Turma da Mônica # 33 - Futebol.

A Espanha, dentre outras publicações "ludopédicas", atacou no início do ano com Força Barça! - Héroes de la Masía, edição especial da Panini sobre o time do Barcelona, atualmente uma das melhores equipes de futebol do mundo.

Além da história vitoriosa do Barcelona, desde sua fundação até o título do campeonato espanhol do ano passado, o gibi narra, por meio de flashback dos protagonistas, a trajetória de Messi, Pedro, Iniesta, Xavi, Puyol, Piqué, Bojan e o técnico Guardiola (ex-jogador do time catalão), todos "pratas da casa".

No mês passado, foi a vez de os gibis italianos da Disney - sempre afeitos a homenagens aos artistas da bola - levarem Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Trezeguet, Buffon, Júlio César e Totti - ou melhor, Quá-Quá, Paperinho, Trezequack, Tuffon, Giulio Cesare Ottaviano Augusto e Papertotti - para a revista Topolino # 2838, numa aventura especial ao lado do Pato Donald e de outros integrantes da Família Pato.

A HQ também apresenta uma versão do técnico da Internazionale de Milão, o português José Mourinho, rebatizado como "O Grande Mou", especialista em futebol virtual. Craques do passado também fazem um aponta na aventura, como o argentino Maradona e o francês Michel Platini, agora chamados de Maradi e Platino, respectivamente.

Os jogadores e o técnico da seleção japonesa também ganharam, literalmente, uma grande homenagem. Graças à Adidas Japan, que lançou o Sky Comic Project, nada menos que um mangá com 13 páginas e 25 metros de comprimento, protagonizado pelos atletas da equipe do Japão.

A gigantesca revista em quadrinhos foi exposta nesta semana nos arredores do aeroporto da cidade de Haneda.

Mas a bola da vez são os jogadores Teko Modise e Steven Pienaar, meias da seleção da África do Sul. Ambos viraram personagens de seu próprio livro biográfico em quadrinhos, que inclui ainda uma aventura fictícia e está sendo distribuído neste mês em Johanesburgo, uma das cidades-sedes da próxima Copa do Mundo.

Na mesma coleção, o ex-jogador sul-africano Lucas Radebe - campeão da Copa das Nações Africanas em 1996 e integrante da equipe que participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002 - é um dos protagonistas.

Dentre as publicações regulares, Ronaldinho Gaúcho, da galeria da Turma da Mônica, continua mensalmente invadindo a área, no Brasil e em outros países. Em junho, o gibi ganhará sua primeira edição especial brasileira.

Com tanto material disponível, os fãs de futebol e quadrinhos estão mesmo com a bola cheia.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: