sábado, 1 de maio de 2010

Cursos, oficinas e palestras sobre quadrinhos na Casa das Rosas, em São Paulo


A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Avenida Paulista, 37, São Paulo/SP) tem sua programação de maio voltada para a arte das Histórias em Quadrinhos, com palestras e oficinas, demonstrando a relação estreita entre HQ, literatura e poesia.

São vários destaques, como o curso A Guerra dos Quadrinhos, no qual o jornalista Gonçalo Jr. dará ênfase à evolução histórica e censura nas HQs, discutindo desde as primeiras experiências no final do Século 19 até chegar às graphic novels e à invasão dos mangás, mostrando como os quadrinhos foram perseguidos, acusados de induzir jovens ao crime, à prostituição e ao homossexualismo.

Caco Galhardo é o responsável pela Oficina de Criação em HQ, falando sobre criação e desenvolverá um processo coletivo com tiras, cartuns e HQs, com a finalidade de produzir um fanzine.

Gualberto Costa fará a Oficina de Fanzines, na qual os alunos que já têm experiência com desenho terão a oportunidade de conhecer as várias formas de confecção de uma publicação independente de quadrinhos e de fazerem sua própria revista.

Mayumi Ito apresenta a Oficina de Mangá, com orientações para desenhar o personagem no estilo mangá, proporções, estilos, olhos, cabelos, roupas e movimento.

HQ e a Rebelião da Linguagem será ministrado por Reynaldo Damazio e abordará criadores de histórias em quadrinhos da segunda metade do século XX que realizaram variada experimentação com as linguagens literária e da ilustração.

O Papel Invisível do Desenhista - Ilustrando uma HQ, com Sam Hart, terá aulas que serão compostas pela elaboração de uma página de HQ por meio do estudo e exercícios de composição de página, narrativa, layout e comunicação voltada à linguagem da HQ.

Duas mesas-redondas serão apresentadas:

As Atuais Mudanças e Transformações dos Quadrinhos no Brasil, com Silvio Alexandre (mediador), André Conti (Companhia das Letras), Rogério de Campos (Conrad), Douglas Quinta Reis (Devir) e Rogério Saladino (Panini/Mythos); e Mangá é a nossa Língua: o Fenômeno Cultural dos Quadrinhos Japoneses no Brasil, com Marcelo del Greco e Arnaldo Oka, ambos da editora JBC.

Destaque para as palestras:

Toninho e a presença da Circo Editorial, com Toninho Mendes, falando sobre a trajetória das revistas Chiclete com Banana, Circo, Geraldão, Piratas do Tietê, Striptiras, Big Bang Bang.

Quadrinhos como Poesia, com Fábio Moon e Gabriel Bá, mostrando que, tanto em quadrinhos quanto na poesia, se o artista sabe escolher bem as palavras, atinge a todos de uma maneira que a prosa ou a ilustração não conseguem. O que incluir e o que deixar de fora é a chave para contar uma boa história.

A Produção Editorial dos Estúdios Mauricio de Sousa, com Sidney Gusman. Há quatro décadas, as revistas em quadrinhos de Mauricio de Sousa reinam absolutas nas bancas brasileiras. São, pelo menos, três gerações de leitores que cresceram com as aventuras da Turma da Mônica.

Bienvenido aos Quadrinhos Argentinos, com Paulo Ramos. Quino, Maitena e Liniers são três dos poucos autores que tiveram trabalhos em quadrinhos traduzidos e publicados no Brasil. As editoras nacionais historicamente ignoram a produção argentina de historietas. Durante a palestra, haverá o lançamento do livro Bienvenido - um passeio pelos quadrinhos argentinos.

Além disso, o local apresentará uma homenagem ao cartunista Glauco, com Caco Galhardo.

Para participar, confira a programação completa, data e horários clicando aqui.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: