sexta-feira, 21 de maio de 2010

Para as aulas de história ficarem mais divertidas


Enquanto o debate da Bienal de Belo Horizonte será em torno da adaptação de clássicos da literatura brasileira para as histórias em quadrinhos, a Companhia Editora Nacionalobras da literatura mundial, também de olho no público jovem e no programa federal de aquisição de livros para bibliotecas escolares.
investe no filão lançando

Ao todo, a editora fundada por Monteiro Lobato chega a 15 livros, sendo dois de autores brasileiros: O Alienista (de Machado de Assis) e O Triste Fim de Policarpo Quaresma (de Lima Barreto), ambos ilustrados pelo pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti. Mas ele é exceção. Tanto os álbuns anteriores quanto os cinco novos lançamentos são adaptados por artistas estrangeiros como Fiona Macdonald (Frankenstein e O médico e o monstro), Jim Pipe (Os três mosqueteiros e O homem da máscara de ferro) e Stephen Haynes (Macbeth).

O diferencial dessa coleção está no material didático adicional (contexto histórico, mapas dos lugares em que a história acontece, eventos importantes ligados ao tema e as versões feitas para o cinema e TV) que podem ser utilizados por professores de história, por exemplo. A única coisa estranha é que as legendas ficam embaixo dos quadros, e não em cima, o que poderia ter sido modificado na tradução para a versão brasileira. As cinco novas publicações têm 48 páginas e custam R$ 23,00 cada.


FONTE: JB ONLINE

Nenhum comentário: