quarta-feira, 5 de maio de 2010

Começa o julgamento de Tintim na África


Começou hoje, 5 de maio, o julgamento em Bruxelas, na Bélgica, que poderá banir a versão original do álbum Tintim na África (Tintin au Congo), de Hergé, das livrarias do país.

O autor do processo é Bienvenu Mbutu Mondondo, um congolês de 42 anos, que mora na Bélgica e iniciou uma série de protestos contra o livro em 2007. Mondondo deseja ver o álbum banido ou com um aviso sobre o conteúdo, como existe na versão publicada na Inglaterra.

Para Mondondo, o livro mostra os africanos como crianças imbecis e sugere que os negros não evoluíram.

É importante notar que não está claro quais versões do álbum estão envolvidas no processo. A primeira versão do livro, originalmente publicado como tiras no Le Petit Vingtième, entre 5 de junho de 1930 e 18 de junho de 1931, quando o Congo era uma colônia da Bélgica. Essas tiras foram compiladas num álbum em preto e branco, em 1931, num volume de 112 paginas.

Tintim na África é a segunda aventura do herói de Hergé, que tinha apenas 23 anos quando escreveu a historia.

O álbum foi modificado em 1946 e publicado em cores numa versão que reduzia o número de páginas para 64 com retificações na maioria das situações relativas ao período colonial e também em diversas cenas que mostram a relação do personagem com os animais selvagens (elefantes, rinocerontes, leopardos etc.).

Esse álbum foi relançado pela Casterman, em 1975, com um colorido moderno.

Tintim na África pode ser encontrada nas livrarias da França e da Bélgica em três versões: o álbum moderno de 1975, com preço regular; a versão fac-símile do álbum colorido de 1946, mais caro; e a versão fac-símile do volume preto e branco, de 1931, que também possui preço mais caro que as edições regulares.

Após o protesto de Mondondo, em 2007, também houve uma polêmica na Inglaterra. Nos Estados Unidos, diante desses incidentes, a editora Little Brown decidiu evitar a polêmica e explicou que não publicará o álbum em sua coleção.

O Congo do livro se refere à atual República Democrática do Congo (muitas vezes chamado de Congo-Kinshasa), que já foi Zaire e Congo-Belga, e não deve ser confundido com a República do Congo, também chamada de Congo-Brazzaville, para distingui-la do país vizinho, que é o antigo Congo francês.

O Congo Belga foi um dos mais cruéis e sangrentos regimes coloniais da África e serviu como inspiração para o livro de Joseph Conrad, Coração das Trevas. Tendo em conta a realidade em vigor na década de 1930, o retrato do Congo no período colonial criado por Hergé é muito leve em relação às atrocidades cometidas na época.

Numa entrevista da década de 1970, Hergé declarou que sentia remorso pelo álbum, e que na época ele foi levado pelo preconceito existente na sociedade belga. Por isso, Hergé fez questão de modificar o em 1946, muito antes da independência do Congo, que só ocorreu na década de 1960.

O processo cita formalmente a editora Casterman, que, portanto, terá que enviar representantes para comparecer ao julgamento.

No Brasil, Tintim na África foi lançado pelo selo Cia. das Letras.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: