domingo, 23 de maio de 2010

VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil

Nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2010, acontecerá, na Faculdade de Letras de UFRJ (Ilha do Fundão), das 9h às 17h, o VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: Percursos de leitura. Durante o evento, haverá conferências, mesas-redondas, minicursos, maratona de histórias e atividades culturais com renomados pesquisadores, escritores e ilustradores. O objetivo do VI Encontro é a formação discente e a capacitação docente, por meio de debates teóricos e propostas pedagógicas, visando à conscientização do (futuro) profissional de Letras, Artes, Educação, Música, História e áreas afins para a importância de leitura e do estímulo ao prazer de ler, com base em obras literárias de qualidade.

Público alvo: professores de ensino fundamental e médio; alunos de graduação e pós-graduação de Letras, Educação, Música, História, Belas Artes e áreas afins; pessoas interessadas em literatura infantil e juvenil.

Inscrições (VAGAS LIMITADAS): Durante o VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, será lançado o livro Literatura infantil e juvenil na prática docente, organizado pelas professoras Georgina Martins, Rosa Gens e Leonor Werneck dos Santos. Os inscritos que desejarem adquirir o livro com desconto especial devem optar pelo valor “Inscrição + livro”, e receberão o livro com o material do evento.

Como se inscrever:
Preencher formulário de inscrição no site do evento(o envio é automático), efetuar o depósito(ver valores abaixo)e enviar cópia do comprovante (com nome e e-mail de contato) para o e-mail contato@literaturainfantilejuvenil.com.br

Depósito: Conta de Poupança Banco do Brasil, Agência 3652-8, número 41460-3, variação 01 (Titular: Rosa Maria de Carvalho Gens). Mai informações no site: www.literaturainfantilejuvenil.com.br/index.html

Sobre o curso de Especialzação em Literatura Infantil e Juvenil

O Curso de Especialização
em Literatura Infantil e Juvenil foi criado pela professora Glória Pondé, em 1989, e congregou como docentes, nos primeiros anos, as professoras Eliane Yunes, Francisca Nóbrega e Maria Elizabeth de Vasconcellos, entre outras. O Curso
surgiu da necessidade permanente de pesquisar, interpretar e divulgar a literatura produzida para crianças e jovens, enfocando aspectos culturais, pedagógicos e sociais. Seus objetivos concentram-se na formação discente e na capacitação docente, visando à reflexão do profissional de Letras, Educação, Artes e áreas afins sobre a importância da leitura.

Como desdobramento do curso, são organizados com freqüência Cursos de Extensão, Encontros de LIJ e Jornadas, para promover o diálogo entre instituições e divulgar a produção cultural e acadêmica de ex-alunos e pesquisadores da área. No momento, cerca de vinte pesquisadores participam do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil. Pertencem a diferentes linhas de reflexão sobre literatura e ligam-se a diferentes departamentos da Faculdade de Letras da UFRJ e mesmo a outras Unidades. O Grupo se reúne na Sala Glória Ponde (D-218) da Faculdade de Letras da UFRJ.

Nenhum comentário: