sexta-feira, 21 de maio de 2010

"A História das Histórias em Quadrinhos" é uma das atrações da Virada Cultural Paulista em Indaiatuba


Durante a programação da Virada Cultural Paulista, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em 22 e 23 de maio, Indaiatuba receberá a exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”. A mostra chega à cidade por meio de uma parceria entre a Secretaria do Estado da Cultura e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com a Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) e a Prefeitura. Montada pelo especialista Álvaro Moyá, destaca a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais e apresenta os personagens mais famosos entre os colecionadores.

Na exposição, o autor relaciona a produção artística de todas as HQs ao contexto histórico que originou sua criação, caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho, além de mostrar a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram ao longo do tempo e fez com que, de tiras de jornais, se transformassem em revistas próprias e em muitas outras mercadorias.

A exposição fica em cartaz durante a Virada Cultural Paulista (22 e 23/05) no Centro Cultural Wanderley Peres (praça Dom Pedro II, s/nº - centro). A entrada é gratuita.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca 502 equipamentos, entre públicos e privados, em 159 cidades. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e sobre as cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, diversas atividades locais, como programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de funcionários, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.

Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo, reunindo, atualmente, 29 cidades. Lançada em 2007, seguindo o modelo da Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista tem para 2010 a expectativa de reunir mais 1,5 milhões de pessoas em mais de 700 atrações. Com uma programação variada e gratuita, o evento leva para o público espetáculos de dança, peças de teatro, shows e, pela primeira vez, exposições.

As cidades que recebem a Virada Cultural Paulista em 2010 são: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e, na Região Metropolitana da Baixada Santista, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Serviço:
“História das Histórias em Quadrinhos”
Período: de 22/05 a 29/06/2010
Horário especial durante a Virada Cultural Paulista: dia 22/05 (sábado), abertura às 20h; domingo (23/05), das 8h às 17h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres (praça Dom Pedro II, s/nº - centro – Indaiatuba-SP)
Horário: de terça a sexta, das 8h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3834-9000 begin_of_the_skype_highlighting (19) 3834-9000

FONTE: JORNAL REPÚBLICA


Nenhum comentário: