sábado, 1 de maio de 2010

CECAN apresenta Campanha Educar para Prevenir



Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano de 2010 devem ocorrer 375 mil novos casos de câncer. Mais de 9 mil casos ocorrerão em crianças e adolescentes até os 18 anos. O câncer infantojuvenil deve ser abordado separadamente do câncer do adulto, pois apresenta diferenças no comportamento clínico, na origem e no local.

Outro fator que merece destaque é que o câncer em indivíduos com até 18 anos não é associado a fatores de risco ambientais e comportamentais – como tabagismo, alcoolismo e alimentação inadequada. Alguns tipos de câncer da população adulta têm relação direta com estes riscos.
Os tipos de câncer mais frequentes na população até 18 anos são as leucemias e os tumores do sistema nervoso central.Com o objetivo de alertar sobre os sinais e sintomas iniciais do câncer infantil e sobre a importância da detecção precoce, o CECAN (Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer), instituição sem fins lucrativos administrada pelo Instituto Paulista de Cancerologia de Mogi das Cruzes (IPC Mogi), lança no próximo dia 24 de abril a campanha ‘Educar para Prevenir’.

A abertura acontece no Teatro do SESI, às 17h, com apresentação do espetáculo ‘O Macaco Simão’, do Grupo Furunfun.
A campanha ‘Educar para Prevenir’ tem apoio do Instituto Maurício de Sousa, que colaborou com a confecção de informativos de prevenção. As ações da campanha se estendem até o mês de novembro com palestras preventivas em escolas da região e um concurso de desenho infantil. ‘Em novembro, teremos a fase final da campanha com uma caminhada no Parque Centenário. É preciso informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil’, comenta a hematologista Rachel Breviglieri, diretora do IPC Mogi e presidente do CECAN.

Cerca de 70% das crianças portadoras podem ser curadas de câncer. Para alguns casos específicos, este índice pode chegar a 90%. ‘Os resultados só não são melhores porque alguns casos não são diagnosticados precocemente’, informa o hematologista Roberto Augusto Plaza Teixeira, palestrante da campanha. Os pais devem ficar atentos a sintomas como perda de peso, manchas roxas, sangramentos, vômito, dor de cabeça, perda de equilíbrio, surgimento de caroços, inchaços, febre de causa não identificada e dores nos ossos e nas juntas.

Nenhum comentário: