domingo, 15 de novembro de 2009

Brasileiros fazem história em quadrinhos no iPhone

O iPhone (ou iPod touch) pode ser também um gibi? Se levarmos em conta que já há centenas de livros disponíveis para esse formato (muitos deles gratuitos, como podemos ver no aplicativo Stanza), nada mais justo que o mundo dos quadrinhos também ter espaço nessa plataforma.

Foi o que pensaram os participantes do Projeto Kaplan, iniciativa que reúne três artistas de Minas Gerais. Todos os meses eles publicam uma história em quadrinhos que segue o estilo ficção, com personagens que vivem em um universo imaginário, no planeta Kaplan. O interessante é notar que não são histórias adaptadas de outras mídias, mas desenvolvidas especificamente para iPhone e iPod touch.

Avaliamos o episódio O Legado. A obra segue um estilo que lembra graphic novel, em cenários escuros, com desenhos em preto e branco. Não é uma história da Marvel, mas é bem legal. A navegação no software é simples: basta deslizar o dedo na tela da direita para esquerda para avançar ou no sentido contrário para retroceder. Em alguns momentos de nosso teste, porém, o aplicativo não respondeu de maneira adequada, simplesmente “se recusando” a ir para o próximo quadrinho. O único jeito de resolver o problema foi fechar e abrir o aplicativo novamente, o que precisou ser feito algumas vezes (isso torna a experiência de leitura menos interessante).

O software está disponível em português e inglês e há também versão gratuita, a Lite (que exibe apenas 15 quadros e não traz menu de atalhos). Já cada episódio completo sai por 0,99 dólar.

Fonte: MacWorld

Nenhum comentário: