quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Polêmica sobre personagem Gay

Pessoal, segue uma nota publicada pelo Maurício de Sousa sobre seu personagem homossexual. Eu fiz uma pequena postagem sobre ele, esta semana, e recebi alguns comentários bem agressivos que não publiquei, pois aqui não é espaço para tal. Até por isso, estou publicando esta nota, repassada por um colega.

NOTA À IMPRENSA -

SOBRE A REVISTA TINA 6


Sobre a recente polêmica a respeito da revista Tina 6, é preciso esclarecer alguns pontos.

A revista Tina é uma publicação da Editora Panini produzida para um público adulto jovem. Ou seja, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil (Turma da Mônica Jovem). A publicação é destinada a uma outra faixa de leitores e suas histórias refletem isso – tanto que Tina, atualmente, é estudante de jornalismo e maior de idade.

A história publicada em Tina #6, intitulada O triângulo das confusões, deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem.

Lida a história, feita a interpretação, daí, sim, comentários e críticas poderão ajudar no sentido de falarmos a língua de uma sociedade esclarecida. Tanto que, em nossas publicações recentes, temos usado cada vez mais a interatividade com os leitores. Essa promoção do diálogo com a juventude, especialmente pela internet, é essencial e já nos ajudou a direcionar histórias e personagens em outras ocasiões.

E vale ressaltar que publicações dirigidas a faixas de público com idades diferenciadas podem – e devem – tratar de quaisquer assuntos de maneira adequada ao seu leitor.

No cinema, na televisão ou nas revistas há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações?

Mas uma posição vai se manter em TODAS as nossas produções: o respeito pelo ser humano, pela pessoa, e a elegância no trato de qualquer tema.

Mauricio de Sousa

Um comentário:

Lucas Pimenta disse...

É incrivel como quem quer ver besteira, ou criar polêmica por nada, consegue!

Primeiro deixo claro que nada tenho contra quem tem relações sexuais. Respeitando o próximo, não agredindo a sociedade, heteros ou homo... Somos todos humanos. Então Mauricio está mais do que certo, no que falou no fim da notificação que fez a imprensa!

Segundo eu li a cena, e não vi nada demais. Para mim, o personagem tá se apoiando em um amigo, para que este confirme sim, que ele possui um relacionamento.

Quantas vezes, um homem já não fez isso? Até mesmo para escapar da briga, com o namorado da menina que ele tava dando em cima, risos...

Pessoal, fica criando polêmica por nada.

Mauricio tá mais do que certo.

Que venham mais histórias do personagem, sendo gay ou não!!!