sexta-feira, 13 de novembro de 2009

L&PM lança Peanuts Completo no Brasil


Dando início às comemorações no Brasil dos 60 anos da publicação das primeiras tiras dos Peanuts, a L&PM Editores publica Peanuts Completo: 1950 a 1952, do cartunista norte-americano Charles M. Schulz (1922-2000), um dos lançamentos em quadrinhos mais aguardados dos últimos anos. O livro é o primeiro de uma série editada originalmente em inglês pela Fantagraphics Books que reúne todas as tiras dos Peanuts, realizando o desejo do autor de ver o trabalho de uma vida reunido em livro.

Publicada pela primeira vez em 2 de outubro de 1950, Peanuts mostra, através de um grupo de crianças que tem por costume falar a verdade umas para as outras, a sociedade norte-americana pós-guerra em que Schulz cresceu. Nas histórias protagonizadas por Charlie Brown e sua turma estão retratados os sentimentos de insegurança, inadequação e melancolia que sempre acompanharam o cartunista e que são pertinentes a todos nós, seres humanos. Publicada atualmente em mais de 2,6 mil jornais em todo o mundo, Peanuts é um caso único na história dos quadrinhos: as tiras continuaram a ser criadas ininterruptamente ao longo de mais de 50 anos, sempre desenhadas por Schulz, que se recusava a trabalhar com colaboradores. Não por acaso, a última tira inédita foi publicada em 13 de fevereiro de 2000, um dia após sua morte.

Peanuts Completo vai além dos quadrinhos. Todos os volumes trazem uma introdução e um posfácio escritos por personalidades como Whoopi Goldberg, Diana Krall, Matt Groening – criador dos Simpsons –, John Waters, cineasta, Mo Willems, escritor de livros infantis, entre muitos outros. Em Peanuts Completo: 1950 a 1952, o leitor tem acesso, além de uma introdução escrita por Garrison Keillor, jornalista e radialista conterrâneo de Schulz, a uma nota sobre a vida e a obra do criador dos Peanuts e a uma extensa e profunda entrevista com o cartunista feita por Rick Marschall, pesquisador de quadrinhos, e Gary Groth, cofundador da editora Fantagraphics e editor do periódico especializado em quadrinhos Comics Journal.

Os próximos volumes a serem lançados em 2010 são: Peanuts Completo: 1953 a 1954 – com introdução de Walter Cronkite, jornalista da CBS falecido recentemente, e Peanuts Completo: 1955 a 1956 – com introdução de Matt Groening.

Peanuts Completo: 1950 a 1952 tem 360 páginas, formato 21 x 17 cm, custa R$ 68,00 e já está disponível nas comic shops e livrarias.

Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário: