Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Conselho Gestor do Memorial Histórico e Cultural da Câmara de Taubaté, que tem por objetivo resgatar documentos do Legislativo e utilizá-los como fonte de pesquisa para a criação de documentários, reportagens e acervo permanente de consulta, assim como fazer o registro oral dos personagens que escreveram a história da cidade.
O Memorial desenvolverá iniciativas, como a produção de histórias em quadrinhos, edição de informativo, produção de documentários, digitalização do acervo dos historiadores Humberto Passarelli e Maria Morgado de Abreu, história de ruas e disponibilização de um canal pela internet, com os vídeos das solenidades.
O conselho gestor será formado por três integrantes da sociedade civil e três da Câmara e tem, entre outras funções, definir os trabalhos que serão realizados pelo Memorial, zelar pela preservação dos elementos materiais e pela independência das políticas públicas de preservação e documentação da memória sociopolítica e cultural do município.
Dos membros da Câmara, serão escolhidos um servidor indicado pela Mesa; um vereador e um servidor efetivo que atue em Comunicação, no processo legislativo ou jurídico, indicado pelo presidente da Casa.
Da sociedade civil, podem participar entidades de ensino superior ligadas à pesquisa; fundações, autarquias ou instituições ligadas à preservação da memória, história e valores culturais da região; e associações ou pessoas de notório destaque em humanidades.
A comissão especial que escolherá esse conselho é composta pelos servidores Pedro Rubin e Mariana Tchmola e pelo vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB), que selecionarão aqueles que estiverem mais próximos dos princípios do Memorial.
Os interessados em compor o conselho gestor devem mandar um e-mail solicitando a ficha de inscrição para memorialct@gmail.com, o prazo termina no dia 20 de novembro. Mais informações no site www.memorialct.blogspot.com.
O Memorial desenvolverá iniciativas, como a produção de histórias em quadrinhos, edição de informativo, produção de documentários, digitalização do acervo dos historiadores Humberto Passarelli e Maria Morgado de Abreu, história de ruas e disponibilização de um canal pela internet, com os vídeos das solenidades.
O conselho gestor será formado por três integrantes da sociedade civil e três da Câmara e tem, entre outras funções, definir os trabalhos que serão realizados pelo Memorial, zelar pela preservação dos elementos materiais e pela independência das políticas públicas de preservação e documentação da memória sociopolítica e cultural do município.
Dos membros da Câmara, serão escolhidos um servidor indicado pela Mesa; um vereador e um servidor efetivo que atue em Comunicação, no processo legislativo ou jurídico, indicado pelo presidente da Casa.
Da sociedade civil, podem participar entidades de ensino superior ligadas à pesquisa; fundações, autarquias ou instituições ligadas à preservação da memória, história e valores culturais da região; e associações ou pessoas de notório destaque em humanidades.
A comissão especial que escolherá esse conselho é composta pelos servidores Pedro Rubin e Mariana Tchmola e pelo vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB), que selecionarão aqueles que estiverem mais próximos dos princípios do Memorial.
Os interessados em compor o conselho gestor devem mandar um e-mail solicitando a ficha de inscrição para memorialct@gmail.com, o prazo termina no dia 20 de novembro. Mais informações no site www.memorialct.blogspot.com.
Fonte: Vale Notícia
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