quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Portal estreia especial em formato HQ digital


Com um formato inovador, o JC Online estreou na noite desta terça-feira (10) a reportagem especial A revolução das bicicletas – uma história em quadrinhos sobre os desafios do trânsito da vida real. Como o próprio nome indica, a reportagem multimídia é contada em formado de quadrinhos, mas vai além: traz também uma série de vídeos que aprofundam o assunto, atualmente bastante discutido sob vários pontos de vista – econômico, urbanístico, de preservação ambiental e sáude.

O site foi produzido e desenvolvido pela editora-assistente Julliana de Melo, com design de Sidclei Sobral, e aposta também em muita interatividade. Em diversos trechos do especial, os internautas são convidados a construir também a história, enviando fotos e comentários.

A escolha do formato de HQ digital não foi à toa. A intenção é focar principalmente no público jovem. "A ideia é levar o debate para as escolas e discutir com os jovens a responsabilidade de pedalar com segurança", afirma Julliana de Melo. Na concepção de design, com inspiração a partir do nome Revolução das bicicletas, a opção pelo estilo russo, com poucas cores e imagens mais planas.

O especial, que trata sobre a história da própria reportagem, é dividido em quatro capítulos. O primeiro deles – De onde nascem as ideias – conta a experiência da repórter no caótico trânsito do Recife e sua tentativa de substituir o carro pela bicicleta.

Dando sequência à HQ digital, a reportagem conta histórias de ciclistas e mostram os prós e contras de quem usa essa veículo como lazer e transporte. Em Ciclovia para quem precisa, o site faz um passeio pelas ciclovias do Recife e de Olinda e mostra os projetos viários em andamento na capital pernambucana. O quarto e último capítulo exibe uma série de vídeos internacionais, mostrando o uso da bike em vários lugares no mundo.

Fonte: JC ONLINE

Nenhum comentário: