quinta-feira, 19 de novembro de 2009

HQ aborda o AI-5


Acontece nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, na Itiban Comic Shop, em Curitiba, o lançamento de Ato 5, nova HQ de André Diniz (7 Vidas) e José Aguiar (Quadrinhofilia).

Historicamente, o Ato Institucional número 5 (ou AI-5) foi um decreto emitido pelo Regime Militar que assumiu o poder no Brasil, durante o episódio do Golpe de 1964. Por meio dele, o presidente ganhou poderes extraordinários, que se sobrepunham à Constituição. Redigido em 13 de dezembro de 1968, o AI-5 fortaleceu a “linha dura” com que os militares administravam o País. Censura, perseguição política e tortura foram os fantasmas herdados desse decreto.

Ato 5 é uma história sobre como esse regime afetou diretamente a vida das pessoas. Mas é também um relato de superação e da importância da amizade. Ato 5 é uma revista independente, produzida pela dupla André Diniz (roteiro) e José Aguiar (desenhos), que mostra um pouco do impacto que o regime teve na vida de um determinado grupo de brasileiros: os artistas.

A história é centrada num trio de amigos: Juan, Gabriel e Lorena. Os três participam de uma companhia de teatro que enfrenta os obstáculos impostos pelas autoridades. Apesar do fantasma da Ditadura, o foco da narrativa está nas relações entre eles, no amor e na amizade - apresentado no presente e também no passado, durante a juventude dos personagens.

A revista foi lançada primeiramente no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), realizado em Belo Horizonte (MG), em outubro deste ano. Agora é a vez de Curitiba receber o segundo resultado do ano da parceria entre esses dois autores. Em setembro passado, foi lançado o álbum A Revolta de Canudos, sobre o famoso arraial de Antonio Conselheiro, que foi massacrado no fim do século XIX.

Ato 5 tem 32 páginas em preto e branco e custa R$ 5,00.

A Itiban Comic Shop fica na Avenida Silva Jardim, 845, em Curitiba. Informações pelo fone (41) 3232-5367.

Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário: