domingo, 8 de novembro de 2009

II Encontro de História e História em Quadrinhos: os quadrinhos e a história regional


O Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove, de 9 a 13 deste mês, o 2º Encontro de História e Quadrinhos. O evento tem como tema os quadrinhos e a história regional.

A proposta visa divulgar a produção quadrinística no estado, além de abordar os quadrinhos como mecanismo de interação entre os jovens e a sala de aula.

Os interessados devem enviar um e-mail constando nome completo e cpf para ghermetica@gmail.com até amanhã (7). Os cadastrados terão de comparecer a pelo menos cinco atividades para receberem um certificado de participação.

Na segunda-feira (9), às 19h, na sala C5 do Setor de Aulas 2, ocorrerá a palestra “Quadrinhos – documentário ou como chegar à síntese entre o real e a ficção”, ministrada por Milena Azevedo, historiadora e sócia-gerente da Garagem Hermética Quadrinhos.

Na terça-feira, às 15h, no Centro de Convivência, ocorrerá a exposição “Uma História dos Board-Games”, de Tendson Artur Ribeiro da Silva, além da “Mostra de desenhos e caricaturas” dos grupos natalenses Quadro a quadro e Soluções criativas.

Na sala C5 do Setor de Aulas 2, às 19h, será promovida a mesa-redonda “A produção de Quadrinhos Regionais”, mediada pelo Grupo de Pesquisa de História em Quadrinhos – GRUPEQ.

O evento é aberto ao público e ocorrerá até o dia 13. O 2º Encontro de História contará com a participação de profissionais atuantes no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Paraíba.

Para mais informações, ligar para o telefone 3215-3576.

Programação:

(9/11) Segunda-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestra ‘Quadrinho – documentário ou como chegar à síntese entre o real e a ficção’ – Prof. Ms. Milena Azevedo, História/UNISINOS e Sócia-Gerente da Garagem Hermética Quadrinhos.

(10/11) Terça-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Uma História dos Board-Games’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer; Mostra de desenhos e caricaturas dos grupos ‘Quadro a quadro’ e ‘Soluções criativas’ de Natal (RN).

(10/11) Terça-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Mesa-Redonda ‘A produção de Quadrinhos Regionais’ – Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos (GRUPEHQ).

(11/11) Quarta-Feira/Tarde de 15:00 às 17:30 no Centro de Convivência: Exposição ‘Os Board-Games com temas históricos’ – Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer; Mostra de Desenhos e Caricaturas dos grupos ‘Quadro a quadro’ e ‘Soluções criativas’ de Natal (RN).

(11/11) Quarta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: Palestras ‘Robert Howard e a História Regional’ e ‘Robert Howard e os Quadrinhos de Conan – um problema de autoria’, Prof. Dr. Renato Amado Peixoto, do dpto. de História/UFRN.

(12/11) Quinta-Feira/Tarde às 14:00 às 17:30 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Quadrinhos e o Ensino de História’ com as comunicações: ‘A História trabalhada quadro a quadro’, Duscelino L. de Lima Junior & Crislane B. Azevedo, História/UFRN; ‘História em Quadrinhos: um recurso multidisciplinar’, Waltécia Oliveira & Lula Borges, História/UFRN e Artes/UFRN; ‘Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado’, Thiago Vasconcellos Modenesi, Especialista em Educação/UFPE, História/UFPE.

(12/11) Quinta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Literatura e Quadrinhos’: ‘Gaiman & Shakespeare: uma leitura maneirista do Sandman’, Alex de Souza, Jornalista; ‘X-MEN: Deus ama, o Homem mata’, Joseniz Guimarães, Artes/UFRN.

(13/11). Sexta-Feira/Tarde às 15:00 na sala C5 do Setor II: Palestra “Editoras independentes: o projeto Marca de Fantasia”, Prof. Dr. Henrique Magalhães, do dpto. de Mídias Digitais/UFPB.

(13/11) Sexta-Feira/Noite às 19:00 na sala C5 do Setor II: GT ‘Os Jogos e o ensino’: ‘O RPG na sala de aula’, Matheus Silva de Medeiros, Educação/UFRN; ‘Ferramentas Lúdicas na Educação: os jogos de tabuleiro e a interação com os conteúdos ministrados em sala de aula’, Tendson Artur Ribeiro da Silva, Board-Gamer.

Nenhum comentário: