segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Questões com quadrinhos na prova de Português da UNICAMP

Prova de Português do vestibular da UNICAMP teve duas questões com quadrinhos. Veja os comentários sobre a prova e, em seguida, as questões:

Português

O professor Roberto Gonçalves Juliano, do curso da Poli, disse que havia um certo grau de dificuldade no vocabulário utilizado nos enunciados das questões da prova de português. “O aluno precisava dominar bem a língua e ter bagagem cultural. Caso contrário, não conseguiria responder a algumas das questões, como a de número 7”, avaliou.

Para a professora do Etapa, Célia Passoni, a prova foi semelhante à do ano passado. “É um exame que trabalha com gêneros diferentes: propaganda, quadrinhos, linguagem metafórica. Fez, inclusive, uma crítica interessante ao acordo ortográfico em uma das questões”, disse. Em sua opinião, a prova foi clara, objetiva e relativamente fácil. “Como a prova estava longa, o tempo para uma leitura ideal talvez não tenha sido suficiente”.

“Estava bem elaborada e dentro do padrão da Unicamp. Acredito que duas horas seriam suficientes para responder a parte de português”, opina Nelson Dutra, professor do curso Objetivo. Para ele, o grau de dificuldade foi de médio para difícil. Segundo o professor, neste ano, os textos apresentados foram um pouco mais curtos do que em vestibulares anteriores.

Para Eduardo Lopes, professor de gramática, texto e redação do Curso Anglo, as seis questões de gramática tiveram nível de dificuldade de médio para alto. “Foi um grau habitual ao da Unicamp de anos anteriores”, avalia. Na opinião dele, porém, houve uma sobrevalorização do texto publicitário, presente em três questões. “Outras duas tinham tiras de história em quadrinhos. Faltou pluralidade dos gêneros textuais.”

Fonte: Globo.com

Veja, também as questões:
(clique em cima da imagem para ampliar)



(Clique em cima da imagem para ampliar)

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal :D